Esportes DP

FIFA THE BEST

Seleção brasileira leva prêmio Fifa Fair Play por luta contra racismo

Jogadores do Brasil atuaram com uniforme negro contra a Guiné, em jogo que aconteceu após o atacante Vinicius Junior ser vítima de racismo na Espanha

postado em 15/01/2024 20:16 / atualizado em 15/01/2024 20:27

<i>(Foto: PAUL BARRENA/AFP)</i>
A seleção brasileira recebeu nesta segunda-feira (14) o prêmio Fifa Fair Play pelo seu gesto contra o racismo, com o troféu sendo entregue ao ex-lateral-direito Cafu durante a cerimônia de gala 'The Best', realizada em Londres. 

"Não há lugar para injustiça no mundo e o futebol pode nos levar à igualdade na sociedade. O futebol é uma das melhores ferramentas do mundo para a inclusão social. Vamos usar esta ferramenta para educar as pessoas para viverem num mundo de igualdade", declarou Cafu, acompanhado por outros ex-jogadores brasileiros como Roberto Carlos e Ronaldo 'Fenômeno'. 

Em um amistoso contra a seleção de Guiné, em junho de 2023, a seleção brasileira trocou a tradicional camisa amarela pela preta em solidariedade ao atacante Vinícius Junior, que foi vítima de insultos racistas em jogos do Real Madrid. 

De acordo com a Fifa, o Prêmio Fair Play "é concedido a um jogador, técnico, equipe, árbitro de partida, torcedor individual ou grupo de torcedores em reconhecimento ao seu comportamento exemplar de fair play, seja dentro ou fora do campo". 

O árbitro holandês Pol van Boekel e a equipe uruguaia sub-16 Montevideo City Torque também foram indicados ao prêmio.

Tags: seleção brasileira, fifa, the best, fair play