Esportes DP

INTERNACIONAL

Manchester City vence West Ham e conquista Premier League pela 4ª vez seguida

A equipe do técnico Pep Guardiola, que só perdeu três jogos na temporada 2023-2024, conquistou o sexto título nas últimas sete temporadas

postado em 19/05/2024 14:20 / atualizado em 19/05/2024 17:45

<i>(Foto: OLI SCARFF / AFP)</i>

O Manchester City venceu neste domingo (19) o West Ham por 3 a 1 e se sagrou campeão da Premier League pelo quarto ano consecutivo, uma façanha nunca antes alcançada. O Arsenal terminou o campeonato com dois pontos a menos, após a vitória por 2 a 1) sobre o Everton, na última rodada. Este é o décimo título do campeonato inglês do City em sua história.

A equipe do técnico Pep Guardiola, que só perdeu três jogos na temporada 2023-2024, conquistou o sexto título nas últimas sete temporadas, enquanto os Gunners terminam na segunda posição pelo segundo ano consecutivo. 
 
Os 'Citizens' se consolidam assim no nível de grandes times históricos como o Liverpool das décadas de 1970 e 80 e do Manchester United do lendário Alex Ferguson, que acumulou 8 títulos entre 1993 e 2003 e 5 entre 2007 e 2013.

"Se alguém tivesse me dito quando cheguei aqui que íamos vencer seis campeonatos em sete temporadas, eu teria respondido a essa pessoa que ela estava louca", disse o treinador catalão. "É difícil encontrar palavras para o que alcançamos hoje", disse Foden, recentemente eleito o melhor jogador da temporada inglesa, à Sky Sports após o jogo. "Nenhuma equipe tinha conseguido isso antes (ganhar quatro títulos consecutivos), entramos para os livros de história".
 

Foden volta a brilhar 
 
O atacante inglês encerrou o suspense da última rodada com um belo chute no ângulo logo aos 2 minutos e ampliou mostrando sangue frio (28') e jogando um balde de água fria no Emirates Stadium.

A esperança do Arsenal, que começou perdendo por 1 a 0 para o Everton, reacendeu antes do intervalo, quando Takehiro Tomiyasu empatou (43') enquanto no Etihad o West Ham diminuiu para 2 a 1 (42'). 

Mas o sonho do Arsenal acabou com um gol de Rodri (59') em Manchester. Embora Kai Havertz tenha marcado o gol da vitória no norte de Londres (89'), a ajuda do West Ham não chegou.

Os vice-campeões ingleses, apesar da segunda posição, também fizeram uma temporada incrível: o ataque brilhou, a defesa de William Saliba e Gabriel se mostrou sólida e o elenco, reforçado com a chegada de Declan Rice e Havertz, chegou a 28 vitórias (recorde do clube), duas a mais que os 'Invencibles' de 2004. 

O clube do norte de Londres, no entanto, teve que correr atrás de um City imparável, que perdeu apenas três jogos nesta temporada, o último deles no início de dezembro. 

"Não fiquem satisfeitos porque queremos mais e vamos conseguir", prometeu Arteta antes da próxima temporada.

O Liverpool, que nos últimos anos também travou longas batalhas pelo título contra o City, ficou com o terceiro lugar este ano e se despediu de seu técnico Jurgen Klopp neste domingo. 

O alemão teve uma despedida emocionante em seu último jogo em Anfield, fazendo jus à marca que deixou no Liverpool após nove anos. As arquibancadas dedicaram a ele um retumbante canto de "You'll Never Walk Alone" com um mosaico gigante onde se lia "Jürgen" antes da vitória sobre o Wolverhampton. 

"Estou tão feliz que não consigo acreditar", disse Klopp após o jogo. "Estou muito feliz pelo jogo, por esse ambiente, por essa família. Tudo é incrível, muito obrigado".

Os 'Reds' voltarão à Liga dos Campeões na próxima temporada, sob o comando de Arne Slot, ex-treinador do Feyenoord que oficializou a sua chegada ao clube das margens do rio Mersey.

Tags: league premier guardiola city manchester futebol