O Barcelona terminou em segundo, a dez pontos do campeão Real Madrid (Foto: JORGE GUERRERO / AFP)
O Barcelona, na despedida do técnico Xavi Hernández, venceu o Sevilla por 2 a 1 neste domingo (26), no jogo que encerrou a última rodada do Campeonato Espanhol.
O presidente do clube catalão, Joan Laporta, anunciou na sexta-feira que Xavi deixará o comando da equipe ao final da temporada. Em janeiro, o treinador havia comunicado sua saída, mas voltou atrás em abril. Desta vez o martelo está batido.
Sem nada em disputa entre ambas as equipes, o jogo deste domingo também marcou a despedida do técnico Quique Sánchez Flores do Sevilla, que em seis meses de trabalho salvou a equipe do rebaixamento.
O atacante Robert Lewandowski abriu o placar marcando seu 19º gol na temporada aos 15 minutos. O polonês termina em terceiro na artilharia do campeonato, atrás do ucraniano Artem Dovbyk (24), do Girona, e do norueguês Alexander Sorloth (23), do Villarreal.
O marroquino Youssef En-Nesyri empatou para o Sevilla aos 31 minutos, mas Fermín López, um dos melhores jogadores do Barça neste final de temporada, marcou no segundo tempo para decretar a vitória 'blaugrana' (59').
Campeão espanhol no ano passado, o Barcelona terminou em segundo a dez pontos do campeão Real Madrid, que no próximo sábado vai disputar a final da Liga dos Campeões contra o Borussia Dortmund, em Wembley. O Sevilla, que garantiu a permanência após a chegada de Quique, é o 14º colocado, muito longe de suas ambições.