Esportes DP

COPA AMÉRICA

Argentina sofre empate no fim, mas Dibu Martínez pega dois pênaltis e garante classificação

Equador fez grande partida, mas os argentinos levaram a melhor nas penalidades e estão nas semifinais

postado em 05/07/2024 00:14 / atualizado em 05/07/2024 01:21

<i>(Foto: AFP)</i>

A Argentina sofreu mas se tornou a primeira seleção classificada para as semifinais da Copa América-2024 ao derrotar o Equador por 4 a 2 nos pênaltis.

Assim como aconteceu nas quartas de final e na final da Copa do Mundo do Catar-2022, contra Holanda e França, respectivamente, o goleiro Emiliano 'Dibu' Martínez se agigantou na decisão por pênaltis, defendeu as cobranças de Angel Mena e Alan Minda e foi o herói da classificação argentina no NRG Stadium, em Houston, Texas, lotado de torcedores da 'Albiceleste'.
 
 
O JOGO 
A Argentina abriu o placar aos 35 minutos com uma cabeçada de Lizandro Martínez. Mas o Equador, que não merecia perder e fez de longe sua melhor partida no torneio, conseguiu empatar, também de cabeça, por meio de Kevin Rodríguez, já nos acréscimos (90'+2). 

'La Tricolor' ainda desperdiçou um pênalti no tempo regulamentar, aos 61 minutos, quando Enner Valencia mandou sua cobrança na trave direita de 'Dibu'. 

Lionel Messi desperdiçou a primeira cobrança na disputa de pênaltis, mas o goleiro do Aston Villa defendeu as duas primeiras dos equatorianos. 

Julián Alvarez, Alexis Mac Allister, Gonzalo Montiel e Nicolás Otamendi converteram as suas e a Argentina alcançou uma classificação muito comemorada.
 
 
OUTROS JOGOS 
Agora a seleção comandada pelo técnico Lionel Scaloni enfrentará nas semifinais no Metlife Stadium, em Nova Jersey, no dia 9 de julho, o vencedor do duelo entre Venezuela e Canadá, que será disputado nesta sexta-feira em Arlington, no Texas. 

As outras duas partidas das quartas de final da Copa América-2024 serão disputadas no sábado. A Colômbia de James Rodríguez e seus 26 jogos invictos vai enfrentar em Glendale (Arizona), a partir das 19h (horário de Brasília), o Panamá, e três horas depois, em Las Vegas, será do clássico entre Brasil e Uruguai de Marcelo Bielsa, na partida mais aguardada das quartas de final.