O astro Lionel Messi só conseguiu marcar um gol na Copa América-2024, nos Estados Unidos, contra o Canadá, na vitória por 2 a 0 nas semifinais, na terça-feira, e ficou com um total de 14 gols, a três dos maiores artilheiros de todos os tempos do torneio continental.
'La Pulga' fez uma Copa América com problemas físicos decorrentes da partida da fase de grupos contra o Peru e neste domingo, na vitória por 1 a 0 na final contra a Colômbia, teve que deixar o campo aos 66 minutos.
Desta forma, Messi subiu ao quinto lugar entre os maiores artilheiros da história da competição de seleções mais antiga do mundo, que começou a ser disputada em 1916, ao lado do peruano Paolo Guerrero e do chileno Eduardo Vargas, ambos também presentes nesta edição nos Estados Unidos.
Aos 37 anos feitos durante o torneio, Messi não conseguiu bater uma nova marca pessoal em sua prolífica carreira, apesar de ter conquistado neste domingo seu quarto título pela 'Albiceleste', após a Copa América de 2021, a Copa do Mundo de 2022 no Catar e a Finalíssima contra a Itália também em 2022.
Vale lembrrar que com a conquista da Copa América 2024, Messi se tornou, de maneira isolada, o jogador com mais títulos na história do futebol. Astro argentino chegou ao 43º título de sua carreira, contando clubes e seleção.
O brasileiro Zizinho e o argentino Norberto Méndez continuam assim a ser os maiores artilheiros da Copa América com 17 gols, seguidos pelo uruguaio Severino Varela e o peruano Teodoro Fernández, que marcaram quinze cada.
- Maiores artilheiros da história da Copa América: