Espanha volta a ter um Bola de Ouro após 64 anos (Foto: FRANCK FIFE / AFP)
O espanhol Rodri foi eleito, nesta segunda-feira (28/10), o melhor jogador do mundo na temporada 2023/24. O meio-campista da Espanha e do Manchester City conquistou a Bola de Ouro, prêmio dado pela revista France Football, após desbancar Vini Jr., que era considerado o grande favorito pela temporada que fez no Real Madrid.
Vale lembrar que após a revelação do jornalista Fabrizio Romano de que Vini Jr. não seria eleito o melhor jogador do mundo, o Real Madrid desistiu de enviar representantes à premiação, na França.
“Se os critérios do prêmio não proclamam Vinicius como vencedor, esses mesmos critérios deveriam proclamar Carvajal como vencedor. Como isso não ocorreu, é óbvio que o Ballon d’Or-UEFA não respeita o Real Madrid. E o Real Madrid não vai aonde não é respeitado”, disse o time à AFP.
Além do brasileiro, ninguém do Real Madrid participou do evento. Nem mesmo o presidente do clube Florentino Pérez.
Melhor do mundo
Na temporada 2023/24, Rodri esteve presente nos títulos da Supercopa da Europa, Mundial de Clubes, Eurocopa e Premier League.
Além dos prêmios coletivos, o atleta espanhol do Manchester City foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes e da Eurocopa. Rodri bons números para um primeiro volante, com 12 gols e 14 assistências na temporada. Além disso, ele se tornou o dono da maior série invicta do futebol, com 74 jogos sem perder, cerca de 475 dias de invencibilidade.
Entretanto, Rodri ficou fora da a seleção da Champions League, quando foi eliminado pelo Real Madrid de Vini, e dos indicados para melhor jogador da Premier League, vencida pelo companheiro de time Foden.