Super Mundial de Clubes: Fifa marca sorteio dos grupos para 5 de dezembro
Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Atlético-MG ou Botafogo são os representantes do Brasil na edição inaugural do torneio de junho a julho do ano que vem nos EUA. Grupos serão definidos em Miami
Mundial de Clubes da Fifa começa em 15 de junho e terminará em 13 de julho na final marcada para o MetLife Stadium, em Nova York (Foto: Divulgação / FIFA)
A Fifa anunciou nesta segunda-feira a data do sorteio da primeira edição do Mundial de Clubes de 2025, o primeiro no novo formato com 32 clubes. As bolinhas definirão os oito grupos em 5 de dezembro, às 15h (de Brasília) na cidade de Miami, nos Estados Unidos, país sede da versão inaugural da competição. O Brasil detém o recorde de participantes: Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Atlético-MG ou Botafogo. Os quatro como campeões da Copa Libertadores da América o período de 2019 a 2024.
As regras do sorteio levarão em consideração requisitos esportivos e geográficos em uma formato idêntico ao da velha Copa do Mundo de seleções disputada por 32 países de 1998 a 2022: uma fase de grupos com três jogos para cada um seguida de uma mata-mata com oitavas, quartas, semi e final. de 15 de junho a 13 de julho de 2025.
Além de inaugurar o Super Mundial, o torneio assumirá o papel da extinta Copa das Confederações como uma espécie de evento testo para a Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos. Ao todo, são 11 sedes: nove na banda Leste e duas na Oeste. A decisão do título será em 13 de julho no MetLife Stadium, na região de Nova York e Nova Jersey.
O lado Oeste terá jogos em Nova York/Nova Jersey, Philadelphia, Washington, Charlotte, Atlanta, Orlando, Miami, Cincinnati e Nashville. As cidades do Oeste são Los Angeles e Seattle.
A competição enfrenta resistência do clubes filiados à Uefa, a União Europeia de Futebol. Clubes como o Real Madrid e o Manchester City demonstram resistência. Questionado sobre a exigência da Fifa de que os clubes levem os melhores jogadores ao evento, o técnico Pep Guardiola retrucou:
"Quais são os melhores jogadores? Que a Fifa venha me dizer quais jogadores são os melhores. Nós levaremos todo o plantel. Jogaremos mais de um partida assim. Ninguém será o melhor jogador, depende da forma como eles estejam naquele momento. Quando os melhores jogarem em muitas condições, você poderá passar por muitas razões: pessoais, físicas, lesões… e então tendemos a colocar outros jogadores. Não vamos só com onze jogadores”, reclamou o técnico catalão.
O técnico Carlo Ancelotti chegou a dizer em junho que o Real Madrid não participaria do novo Mundial. Atual campeão da Champions League, o time também participará da Copa Intercontinental em dezembro. O torneio virou uma espécie de Copa das Confederações de Clubes reunindo os campeões de cada continente membro da Fifa. "O Real Madrid não vai para o Mundial de Clubes, rejeitaremos o convite, assim como outros clubes. Só um jogo do Real Madrid vale 20 milhões de euros (R$ 115 milhões) e eles querem nos dar esse dinheiro para toda a competição… de jeito nenhum. Negativo" disse Ancelotti, em entrevista ao italiano Il Giornale.
O clube espanhol manifestou-se posteriormente desmentindo a declaração e obrigou o treinador a se retratar. "Na minha entrevista ao Il Giornale, as minhas palavras sobre o Mundial de Clubes da FIFA não foram interpretadas da forma que pretendia. Nada poderia estar mais longe do meu interesse do que rejeitar a possibilidade de disputar um torneio que considero uma grande oportunidade para continuar a lutar por grandes títulos com o Real Madrid".