Por Lucas Valle:

Saiba mais
O time comandado por Diego Simeone entra pressionado para o confronto, já que precisa de uma vitória por pelo menos um gol para levar a decisão para a prorrogação. A equipe vem de duas derrotas seguidas entre Laliga e Liga dos Campeões, feito que só havia acontecido em outubro de 2024. No Campeonato Nacional, os Colchoneros ocupam a terceira posição, atrás de Barcelona e Real Madrid.
Para a partida, o Atlético aposta suas esperanças de classificação na dupla de atacantes Julian Alvarez, que marcou no jogo de ida e no francês Griezmann, os artilheiros do time na temporada, com, respectivamente, 17 e 14 gols. Pelo meio de campo, o argentino De Paul terá a função de equilibrar o jogo ofensivo e defensivo da equipe. O único desfalque no time de Simeone será o meio-campista Koke, lesionado.
O Real Madrid chega para o duelo na vantagem, mas sem espaço para relaxar. Com a vantagem conquistada na ida, o time de Ancelotti pode perder de até um gol para levar a partida para a prorrogação. Porém os Blancos entram em campo buscando a vitória, com a presença de Vinicius Jr, Rodrygo e Mbappe no ataque, a equipe tem um grande poder ofensivo para o Derby.
Na temporada, o Real está na vice-liderança da LaLiga, disputando ponto a ponto com Barcelona e Atlético. Já na Champions, após não conseguir se classificar direto para as oitavas, o time de Carlo Ancelotti se recuperou e vai em busca da vaga nas quartas de final contra seu rival da cidade de Madrid.
Para a partida, o Real Madrid deve entrar com mudanças em relação ao jogo de ida, na ocasião Jude Bellingham estava suspenso e Brahim Diaz, autor de um do gols da partida, entrou em seu lugar. Uma das possíveis modificações de Carlo Ancelotti, é a entrada do experiente capitão da equipe Luka Modric, no lugar do francês Camavinga. Os desfalques dos Blancos são os zagueiros Éder Militão e Vallejo, o lateral Carvajal e o meio-campista Ceballos. O goleiro belga, Courtois, deve retornar ao gol do Real Madrid, após ficar de fora da última partida contra o Rayo Vallecano, por lesão.
Os principais olhares no lado do Real Madrid vão para o trio de ataque, Vinicius Junior, Mbappe e Rodrygo, que juntos somam 19 gols na Champions, além de cinco assistências. Além dos atacantes, a torcida coloca sua confiança em Jude Bellingham e Federico Valverde, que controlam as ações do time com a bola.
HISTÓRICO DE CONFRONTOS
Nos últimos cinco encontros entre os times, o equilíbrio tem sido a marca registrada. O Atlético venceu uma vez, o Real também triunfou em uma oportunidade, e três partidas terminaram empatadas em 1 a 1.
-->• -->Real Madrid 2 x 1 Atlético de Madrid (2025)
-->• -->Real Madrid 1 x 1 Atlético de Madrid (2025)
-->• -->Atlético de Madrid 1 x 1 Real Madrid (2024)
-->• -->Real Madrid 1 x 1 Atlético de Madrid (2024)
-->• -->Atlético de Madrid 4 x 2 Atlético de Madrid (2024)
Porém, quando o histórico é levado para confronto apenas no Wanda Metropolitano, o Atlético leva a vantagem com três vitórias, um empate e apenas uma derrota
-->• -->Atlético de Madrid 1 x 1 Real Madrid (2024)
-->• -->Atlético de Madrid 4 x 2 Real Madrid (2024)
-->• -->Atlético de Madrid 3 x 1 Real Madrid (2024)
-->• -->Atlético de Madrid 1 x 2 Real Madrid (2024)
-->• -->Atlético de Madrid 1 x 0 Real Madrid (2024)
FICHA DO JOGO
Atlético de Madrid: Oblak; Llorente, Giménez, Lenglet e Javi Galán; De Paul, Pablo Barrios e Samuel Lino; Griezmann e Julian Álvarez. Técnico: Diego Simeone.
Real Madrid: Courtois; Valverde, Asencio, Rüdiger e Mendy; Tchoaumeni, Luka Modric (Camavinga) e Bellingham; Rodrygo, Vinicius Jr. e Mbappe. Técnico: Carlo Ancelotti.
Competição: Champions League
Local: Estádio Metropolitano
Horário: 17h
Transmissão: MAX
Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
Assistentes: Tomasz Listkiewicz (POL) e Adam Kupsik (POL)
VAR: Tomasz Kwiatkowski (POL)