Esportes DP

PERNAMBUCANO

FPF divulga tabela do Pernambucano 2021; confira os jogos de Sport, Santa e Náutico

Na estreia da competição estadual, o Leão enfrenta o Vera Cruz, enquanto a Cobra encara Vitória e o Timbu recebe o Central

postado em 15/02/2021 13:04 / atualizado em 15/02/2021 20:42

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)</i>
Após divulgar as datas de início e fim do Campeonato Pernambucano 2021, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) detalhou, nesta segunda-feira (15), os confrontos, datas e horários do torneio estadual que começa em 24 de fevereiro. Na partida de estreia, o Sport encara o Vera Cruz, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Enquanto isso, o Santa Cruz começa a caminhada pelo 30º título estadual diante do Vitória das Tabocas, no Arruda. Já o Náutico busca começar bem a única competição que disputará no primeiro trimestre enfrentando o Central, nos Aflitos. Defendendo o título, o atual campeão estadual, Salgueiro, recebe o Afogados, no Cornélio de Barros.

O Campeonato inicia um dia antes do fim da Série A do Campeonato Brasileiro e termina cerca de três meses depois, em 23 de maio. Com o primeiro clássico da competição entre Santa Cruz e Sport, no dia 14 de março, no Arruda, o fim da primeira fase está marcado para o dia 9 de maio.

Na 106ª edição do Campeonato Pernambucano, além do atual campeão estadual e do Trio de Ferro, disputam o título Retrô, Central, Afogados, Vitória e os recém-promovidos da Série A2 Vera Cruz e Sete de Setembro. Com a divulgação do calendário detalhado da competição, os clubes, agora, podem organizar a logística.

Na primeira fase, 10 clubes formarão o Grupo A, onde se enfrentarão em jogos de ida, sendo os dois melhores colocados classificados diretamente à quarta fase (semifinal) e os que terminaram em 3º, 4º, 5º e 6º formarão os Grupos C e D (quartas de finais). Na segunda fase, os quatro clubes não-classificados formarão o quadrangular do rebaixamento. No quadrangular, os times se enfrentarão entre si e as duas equipes com menor números de pontos disputarão a Série A2 2022. 

Na terceira fase, os clubes que se classificaram em 3º, 4º, 5º e 6º na primeira fase disputarão, divididos em dois grupos, em jogos de ida, duas vagas à semifinal. Em jogos únicos, líder e vice-líder encaram os vencedores da terceira fase. Na final, os classificados decidem o título do Campeonato Pernambucano 2021 no sistema ida e volta.

PERNAMBUCANO COM PÚBLICO?
 
Seguindo a Diretriz Técnica Operacional (DTO) estabelecida pela Federação, os clubes deverão, a cada rodada, apresentar testes para Covid-19 de todos os jogadores, comissão técnica e staff. Além disso, a princípio, há um número limitando a presença de profissionais dentro dos estádios.
 
Embora o Presidente da FPF, Evandro Carvalho, tenha afirmado que trabalha para garantir parcialmente o público nas arquibancadas pernambucanas neste primeiro semestre, o documento da DTO assegura que, enquanto as autoridades sanitárias não permitem a entrada dos torcedores nos estádios brasileiros, o Campeonato Pernambucano permanecerá com as tribunas vazias.
 
CONFIRA A TABELA COMPLETA 
 
 

Tags: campeonato pernambucano santa cruz pernambucano 2021 sport nautico estadual fpf tabela calendario jogos