Trio de ferro amargou grande número de derrotas no mês de setembro (Foto: Rafael Vieira/Esp. DP Foto e Paulo Paiva/Esp. DP Foto)
Definitivamente, o futebol pernambucano não está em seus melhores dias. Os cinco clubes que representam o estado nas quatro divisões nacionais empilham insucessos na atual temporada e o mês de setembro foi um retrato fiel desse fracasso. Das 18 partidas disputadas pelos times de Pernambuco, apenas uma vitória foi conquistada. O responsável pelo triunfo foi o Central que, já eliminado, venceu o América-RN pela fase de grupos da Série D no dia 5 de setembro em seu único jogo neste mês.
O Náutico puxa a fila com o pior aproveitamento no mês. Tendo disputado seis partidas, conseguiu apenas um empate e cinco derrotas, totalizando 5,5% de aproveitamento (somou um ponto em 18 possíveis). Na sequência, aparecem os arquirrivais Santa Cruz e Sport, com 8,33% de aproveitamento por terem obtido um empate e três derrotas em quatro jogos (um ponto conquistado em 12 disputados), desempenhos que corroboram para o rebaixamento do Tricolor para a Série D e para a incômoda vice-lanterna da Série A para os rubro-negros.
Na Série D, além do triunfo solitário do Central, o Retrô também deixou a desejar em setembro. Nas três partidas que fez, empatou duas e perdeu uma, resultando assim na eliminação da Fênix de Camaragibe diante do ABC-RN na segunda fase da competição (empatou em casa por 1 a 1 e perdeu em Natal por 3 a 2).
O Ranking Nacional de Federações (RNF) da CBF em 2021 mostra Pernambuco, outrora soberano no Nordeste, sendo apenas a terceira força da região, estando atrás dos estados do Ceará e da Bahia, respectivamente.