Esportes DP

FUTEBOL BRASILEIRO

Com outros 23 times, Náutico e Sport participam de grupo de oposição à Libra

O novo grupo foi formalizado após uma reunião nesta quarta-feira (8)

postado em 08/06/2022 20:52 / atualizado em 08/06/2022 20:52

<i>(Foto: Divulgação )</i>
Em resposta à criação da Libra (Liga do Futebol Brasileiro), um grupo formado por 25 clubes das Séries A e B, incluindo Náutico e Sport, anunciou nesta quarta-feira a formalização de um novo bloco. O objetivo é discutir o futebol nacional, negociar os direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro e trabalhar em conjunto.

As 25 equipes decidiram criar um novo grupo devido à falta de acordo referente à divisão financeira para integrar a Libra. A oficialização aconteceu em reunião na tarde desta quarta-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Os presidentes de Náutico e Sport, Diógenes Braga e Yuri Romão, respectivamente, além do vice-presidente de futebol rubro-negro, Augusto Carreras, participaram do encontro.

Com exceção do Bahia, que não se posicionou em nenhum dos lados, os outros sete clubes nordestinos que disputam as Séries A e B integram este novo grupo. Além de Náutico e Sport, também participam do bloco Ceará, CRB, CSA, Fortaleza e Sampaio Corrêa.

Em publicação nas redes sociais, o Sport se posicionou oficialmente sobre a criação do grupo. “Depois de reuniões e debates buscando um padrão de equanimidade nas condições de disputa, 25 clubes de Série A e Série B, incluindo o Sport, decidiram, depois do encontro de hoje e por unanimidade, criar um estatuto para formalizar a união”, compartilhou o Leão

O novo grupo ainda não tem nome definido, mas assim como a Libra também terá seu próprio estatuto. A principal discordância entre os dois blocos se deve à divisão orçamentária. A Libra tem um formato definido em relação aos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro: 40% de maneira igualitária para todas as equipes, 30% pelo desempenho do ano anterior e 30% de acordo com a audiência de televisão.

Integrantes da Libra:

Botafogo, RB Bragantino, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Guarani, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Santos, São Paulo e Vasco.

Grupo de oposição:

América-MG, Atlético-MG, Atlético-GO, Athletico, Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense e Vila Nova.

Tags: náutico sport futebol grupo transmissão negociação libra oposição