A estreia nacional de 'Sapato 36' aconteceu nesta quinta-feira (Foto: Divulgação)
O premiado longa-metragem “Sapato 36”, do realizador pernambucano Petrônio Lorena, teve estreia nacional nesta quinta-feira, com exibições em salas de cinemas de várias cidades do Brasil. O filme também ganhou uma sessão especial na mostra de cinema do 30º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no final de julho. A produção tem distribuição da Nosostros Y Los Demás Produções em parceria com a Cavídeo.
O documentário “Sapato 36”, com roteiro de Petrônio Lorena e Ricardo Brandão, revela a realidade e sonhos de árbitros, jogadores e jogadoras, que atuaram e atuam em times de futebol de várzea de Santo Amaro, tradicional bairro recifense. “Sapato 36” é o terceiro longa-metragem dirigido por Petrônio Lorena (O Silêncio da Noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras e O Gigantesco Imã).
O filme traz personagens dos campeonatos do futebol de várzea do bairro de Santo Amaro, no Recife, e ícones como Ricardo Rocha, tetracampeão mundial com a Seleção brasileira em 1994, e Mauro Shampoo, lendário jogador do Íbis, conhecido como o pior time do mundo. O documentário já passou por diversos festivais nacionais e internacionais, recebendo premiações nacionais no Rio Grande do Norte e Paraíba, e fora do Brasil, na Rússia, Hungria, Itália e Índia.
A pré-estreia de “Sapato 36” aconteceu nesta quarta-feira, no Cineteatro do Parque, no Recife. Entre as cidades já confirmadas estão Aracaju (SE), Batatais (SP), Curitiba (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Serra Talhada (PE).
PREMIAÇÕES
“Sapato 36” recebeu premiações de Melhor Som para Guga S. Rocha no Festival de Cinema de Soledade (PB), Melhor Filme de Longa Metragem Documentário na Mostra Arretada Seridó Cine (RN), Melhor Documentário e Melhor Cinematografia no Emerald Peacock Internacional Festival (São Petersburgo/Rússia), Melhor Documentário no Paradise Film Festival (Budapeste/Hungria), Melhor Filme Esportivo no Fox International Film Festival (Roma/Itália) e Melhor Documentário no 195 Countries International Film Festival (Patna/Índia).
SINOPSE
Rodado na cidade do Recife, o filme apresenta o futebol de várzea praticado no bairro de Santo Amaro. Sonhos, realidade e sentimentos de árbitros, jogadores e jogadoras dividem a bola com as lembranças de famosos nomes que passaram pelo bairro como Mauro Shampoo e o tetra campeão mundial Ricardo Rocha.