A maioria dos candidatos torcem para o Sport (Foto: Divulgação)
Há quem diga que política e futebol não se misturam. Em suas brilhantes carreiras, Sócrates, Romário e Pelé demonstraram o contrário. Dentro ou fora das quatro linhas, os multicampeões jogadores levantaram bandeiras políticas e até deixaram as chuteiras e vestiram terno e gravata para atuar em Brasília. No país do futebol, é normal, também, quando os interesses dos governantes acabam se misturando ao esporte.
Por isso, a reportagem do Esportes DP foi atrás das propostas dos candidatos ao Governo de Pernambuco para o setor esportivo do estado. Além disso, levantamos o time favorito de cada postulante - entre os 11 aspirantes, quatro são torcedores do Sport, três do Santa Cruz, dois do Náutico e outros dois não têm time. Houve, também, quem disse que, no período eleitoral, o time do coração é Pernambuco - mas, nesse caso, foi levado em conta o clube de infância do candidato.
Anderson Ferreira é torcedor do Sport (Foto: Divulgação)
Anderson Ferreira (Partido Liberal 22): Sport
Duas vezes prefeito de Jaboatão dos Guararapes, o rubro-negro Anderson Ferreira apresentou 11 pontos onde explica suas propostas para os Esportes em Pernambuco. Entre elas, fomentar o Projeto Verão, com o objetivo de proporcionar à população atividades de esportes e lazer na faixa do litoral pernambucano, em parceria com as iniciativas pública e privada.
Ferreira também pretende apoiar e facilitar a atração de grandes eventos esportivos de alto rendimento, a fim de fomentar a prática das modalidades e o turismo. Entre os 11 pontos, está, também, modernizar a infraestrutura para o esporte educacional, recreativo e lazer para todas as idades.
Danilo Cabral afirma ser frequentador dos Aflitos (Foto: Divulgação)
Danilo Cabral (PSB 40): Náutico
Candidato pelo PSB, o alvirrubro Danilo Cabral, além de afirmar ser frequentador dos Aflitos, apresentou, em cinco pontos, suas propostas para a área de Esportes em Pernambuco. A começar pela construção de três novos centros regionais para desportos semelhantes ao Santos Dumont, no Recife. Sendo serão instalados em três macrorregiões do estado - Agreste, Zona da Mata e Sertão.
Outro ponto é o fortalecimento do programa Ganhe o Mundo Esportivo, além do incentivo à prática esportiva na rede pública estadual. Para dar continuidade ao trabalho da gestão de Paulo Câmara, Danilo Cabral pretende, também, consolidar os programas Bolsa Atleta, Bolsa Técnico e Time Pernambuco. Além do Programa Passaporte Esportivo.
Na imagem, João Arnaldo na arquibancada do Arruda (Foto: Divulgação)
João Arnaldo (PSOL 50): Santa Cruz
João Arnaldo é torcedor do Santa Cruz e costuma assistir aos jogos da Cobra na arquibancada do Arruda. Em seu Plano de Governo, o candidato do PSOL ressalta que as propostas para os Esportes em Pernambuco devem ser pensadas como prevê a Constituição de 1988: um direito dos cidadãos. Além disso, João Arnaldo explicou suas propostas para os Esportes em outros cinco pontos.
Também é compromisso da candidatura do PSOL reforçar editais específicos para promoção de práticas de esporte e lazer entre populações historicamente marginalizadas. Entre as propostas voltadas aos torcedores de futebol, está a criação do Conselho do Torcedor, um canal de comunicação permanente entre as torcidas organizadas, clubes e a polícia militar, dedicado a pacificar os estádios e permitir a presença festiva das torcidas nas arquibancadas.
Marília Arraes é torcedora do Sport, embora não costume ir à Ilha (Foto: Divulgação)
Marília Arraes (Solidariedade 77): Sport
A candidata Marília Arraes, torcedora do Sport, pretende reforçar as políticas públicas voltadas aos esportes com ações apresentadas em seis pontos. O primeiro é a criação do Centro de Formação Esportiva, em parceria com a UPE, com foco no desenvolvimento de atletas em todas as regiões de Pernambuco. No interior do estado, a ideia de Arraes é implantar quatro Vilas do Esporte, que são centros esportivos com ênfase no esporte de base e formação de atletas.
Além disso, Marília pretende realizar uma nova edição da Lei de Incentivo ao Esporte, buscando apoiar mais projetos voltados ao esporte de base e ao universo feminino. Para os torcedores, a promessa é ampliar o Todos Com a Nota e levá-lo a outras práticas esportivas além do futebol e eventos culturais como shows, teatros e cinema.
Assim como seu pai, Raquel Lyra é torcedora da Cobra (Foto: Divulgação)
Raquel Lyra (PSDB 45): Santa Cruz
Ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra diz que aprendeu a gostar de futebol - e do Santa Cruz - acompanhando a paixão do pai, João Lyra. No Plano de Governo, a torcedora coral diz que a chave para fortalecer o esporte de alto rendimento está na educação. Ela pretende alinhar a política de esportes com a política de educação, oferecendo alternativas para os jovens, fortalecendo as categorias de base dos diversos esportes.
A candidata pelo PSDB apresenta uma proposta de fortalecer o esporte educacional, realizando os jogos escolares, garantindo as aulas de educação física; ampliando as escolinhas de esportes e construindo quadras esportivas nas escolas estaduais. Raquel Lyra também pretende reformar o Programa Ganhe o Mundo.
Pastor Wellington não torce para nenhum time de futebol (Foto: Divulgação)
Pastor Wellington (PTB 14): não tem time
Embora não torça para nenhum clube, o Pastor Wellington apresentou sua proposta para os Esportes em Pernambuco baseada no investimento na Educação Física. Dentre os principais pontos, a inserção dos profissionais de Educação Física via concurso público no Sistema Único de Saúde (SUS), preferencialmente, em locais como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
E ainda o mínimo de três aulas de Educação Física semanais (por turma) no ensino básico, ministradas única e exclusivamente por profissionais da categoria licenciados e registrados no CREF. Redução tributária para academias e demais pessoas jurídicas regulares junto ao Conselho, a instalação de quadras poliesportivas cobertas em todas as escolas, e o incentivo à participação das escolas públicas e privadas nos Jogos Escolares.
Na contramão do pai, Miguel Coelho é torcedor do Sport (Foto: Divulgação)
Miguel Coelho (União 44): Sport
Embora o pai, Fernando Bezerra Coelho, seja torcedor e ex-presidente do Santa Cruz, a relação de Miguel com o Sport vem da infância. Ele diz que foi influenciado pelos primos e pelo irmão - acompanhando o Leão nos jogos em Petrolina, acabou se apaixonando pelo time da Ilha do Retiro. O jovem candidato pelo União Brasil, em seu Plano de Governo, traz oito pontos onde suas propostas para os Esportes em Pernambuco são explicadas. Entre elas, está a construção de centro de esportes de alto rendimento nas quatro regiões do estado.
Sucesso nas arquibancadas dos estádios de futebol, o programa Todos Com a Nota também é pauta de Miguel Coelho. No caso, a ideia do ex-prefeito de Petrolina é ampliá-lo e alcançar modalidades como artes marciais, basquete, vôlei, esportes radicais, natação, entre outros. A expansão do Bolsa Atleta e da contratação de professores de educação física para a rede de ensino também é compromisso de Miguel.
Ubiracy (PCO 29): Náutico (não respondeu)
Claudia Ribeiro (PSTU 16): Santa Cruz (não respondeu)
Jadilson Bombeiro (PMB 35): Sport (não respondeu)
Jones Manoel (PCB 21): não tem time (não respondeu)