Esportes DP

QUEM VERSUS QUEM

Veja possíveis adversários dos times de Pernambuco na Copa do Brasil

O Esportes DP projeta os prováveis obstáculos das equipes pernambucanas no torneio

postado em 27/12/2022 16:00

<i>(Foto: Thais Magalhães/CBF)</i>
Com a proximidade da virada de ano, os clubes já traçam prioridades em termos de competições para 2023. Uma delas, a mais rentável de todas, é a Copa do Brasil, que chega à sua 35ª edição - a primeira foi realizada em 1989, quando o Sport foi à final e perdeu do Grêmio - rodeada de boas expectativas. Além do Leão, o estado será representado por Náutico, Retrô e Santa Cruz. 

O Esportes DP projeta os possíveis adversários das equipes de Pernambuco na estreia do torneio. A primeira fase está prevista para acontecer entre os dias 22 de fevereiro e 1º de março. Nesta etapa, 80 clubes disputam a classificação em jogos únicos para a segunda fase.

Náutico

Situado no pote C, o Timbu quer se recuperar da campanha frustrante em 2022, quando caiu na primeira fase após derrota por 1 a 0 para o Tocantinópolis, fora de casa. Segundo o Ranking em tempo real da CBF, o adversário da equipe da Rosa Silva será Sampaio Corrêa-MA, Criciúma/Guarani, Operário-PR, Londrina-PR, Remo, Tombense-MG, Brasil-RS, Brusque ou ABC. 

O Náutico garantiu sua vaga após o título do Campeonato Pernambucano, quando conquistou o bicampeonato ao derrotar o Retrô na grande decisão. Em 2023, será a 28ª participação alvirrubra na competição, tendo conquistado sua melhor campanha em 2007, ano em que chegou às quartas de final - foi eliminado pelo Figueirense. 

Santa Cruz

O Santa está no pote D e volta à competição após ficar de fora na atual temporada. No caminho das Cobras, o adversário será Ituano, Botafogo-SP, Manaus, Volta Redonda, Ypiranga-RS, Ferroviário, Botafogo-PB, Brasiliense ou América-RN. 

De olho no ressurgimento financeiro, a Copa do Brasil pode ser um fôlego financeiro e tanto para os cofres corais. Será a 29ª participação do Mais Querido, que tem classificações às oitavas de finais como grande êxito, no torneio. 

Retrô

Um estranho no ninho. Chegando à sua segunda participação na Copa, o Retrô que repetir feito de 2023, quando eliminou o Brusque na primeira fase e só caiu após fazer jogo duríssimo diante do Corinthians, sendo derrotado nos pênaltis. Deixou, acima de tudo, uma ótima impressão. 

Os possíveis adversários são União Rondônia-MT, Real Noroeste-ES, Marcílio Dias-SC, Tuna Luso-PA, Fluminense-PI, São Luiz-RS, Nova Iguaçu-RJ, Humaitá-AC ou Trem-AP. 

Sport

Único do Estado a ser campeão - levantou a taça em 2008, vencendo o Corinthians, na Ilha do Retiro -, o Sport só entra na terceira fase. Por isso, ainda não tem pote definido. Lembrando que é a partir desta fase onde as partidas começam a serem realizadas em modelo de ida e volta. 

Tags: retrô sport cruz santa náutico brasil do copa pernambuco times adversários