Esportes DP

LUTO

Cemitério onde Pelé será sepultado já entrou para o Guinness como o mais alto do mundo

O Rei do futebol vai descansar Memorial Necrópole Ecumênica, ao lado de familiares; entre eles, seu pai

postado em 02/01/2023 08:04 / atualizado em 01/01/2023 21:13

<i>(Foto: Francois Guillot/AFP)</i>
Um local cercado pela natureza onde o único "barulho" fica por conta dos pássaros e do balançar das árvores. É lá onde o Rei do futebol vai descansar. O sepultamento será realizado no Memorial Necrópole Ecumênica, um cemitério vertical no litoral paulista. No local, Pelé se une ao seu pai, João Nascimento, ao jogador Dondinho, morto em 1996, e ao irmão Jair, falecido em 2020. 

O Memorial é um prédio de 14 andares que, à distância, dá a impressão de ser um edifício normal. De perto, existem algumas espécies de gavetas, onde ficam os corpos verticalmente. No início da década de 1990, o cemitério foi incluído no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como o mais alto do mundo. 

O ex-atleta era amigo pessoal de Pepe Altstut, dono do cemitério, que morreu em 2021 e comprou há 19 anos um espaço no 9º andar do edifício. Edson, contudo, será sepultado no térreo, em um mausoléu — uma sala exclusiva, com cerca de 300 metros quadrados e decoração especial. 

A escolha do local foi estratégica. O lóculo - espaço onde o caixão é colocado em cemitérios verticais - de Pelé tem vista para a Vila Belmiro, seu clube de coração. Edson nasceu em Três Corações, em Minas Gerais, mas deu seus primeiros passos para a glória em Santos.

O Memorial terá a honra de enterrar o maior atleta de todos os tempos e o cemitério deve virar ponto turístico, onde vários fãs prestarão condolência a Pelé em dias especiais, como o feriado de Finados, em 2 de setembro, entre outros.

Tags: enterro futebol do rei estátuas sala altura cemitério pelé