Esportes DP

MEMÓRIA

Conheça a história da foto de Roberto Dinamite que rendeu prêmio

A icônica imagem registrada no Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, foi batizada de 'Deus de calção e chuteira'

postado em 09/01/2023 20:42 / atualizado em 09/01/2023 20:54

<i>(Foto: Ronaldo Theobald (Jornal do Brasil/15.5.1977))</i>
A foto mais representativa de Roberto Dinamite é assinada pelo repórter fotográfico Roberto Theobald. Ele mora no Rio e tem 90 anos. Em entrevista ao Correio Braziliense, o filho dele, Marcelo Theobald, contou a história da imagem recompensada com o Prêmio Esso na categoria Fotojornalismo. O maior ídolo do centenário Club de Regatas Vasco da Gama morreu neste domingo (8), aos 68 anos, vítima de complicações de um câncer no intestino. Nascido em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias (RJ), Dinamite vestiu por mais de duas décadas a camisa cruzmaltina de um dos clubes mais tradicionais do Brasil.

"Tinha um clássico no Maracanã. Ele (Ronald Theobald) foi escalado para outro jogo, no estádio da Portuguesa-RJ, na Ilha do Governador. Quando acabou o primeiro tempo, viu que os torcedores queria tocar nos jogadores. Viu a cena. Na volta do intervalo, ficou na entrada do túnel para registrar a cena. Ele ainda fala que nenhum 'coleguinha' o seguiu", relata o filho, que segue a profissão do pai e trabalha no jornal O Globo.

A icônica imagem registrada no Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, foi batizada de “Deus de calção e chuteira” e era a preferida do protagonista Roberto Dinamite.