Santa Cruz, Náutico e Retrô aguardam sorteio para saberem quem irão enfrentar na Copa do Brasil (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Cada vez mais rentável - a premiação de 2023 será a maior de todos os tempos, a Copa do Brasil virou a "mina de ouro" dos clubes brasileiros. Com os pernambucanos não podia ser diferente. Santa Cruz, Náutico e Retrô conhecem seus adversários na primeira fase a partir das 14h desta quarta-feira (8), em sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.
O Náutico, atual bicampeão estadual, aparece no pote C, no qual enfrentará equipes do pote G, que conta com algumas equipes do Nordeste, casos do Caucaia-CE e do Cordino-MA.
No Pote D, o Santa terá pela frente alguns adversários da Série D, competição na qual disputará em 2023. Times como Parnahyba-PI, Resende, Athletic-MG, Democrata GV, Iguatu-CE, Camboriú-SC, Águia de Marabá, Falcon-SE, Princesa do Solimões-AM e São Francisco-AC podem aparecer pelo caminho.
Já o Retrô é quem deve ter vida mais complicada entre os pernambucanos. No pote F, enfrenta agremiações do Pote B e pode encarar alguns times da Série A, como Vasco e Coritiba.
Único nordestino a vencer a Copa do Brasil, o Sport só entra em campo a partir da terceira fase. O vice-campeonato do Leão no Nordestão de 2022, somado à classificação do Fortaleza para a Libertadores no mesmo ano, serviu para carimbar a vaga. Por isso, o Rubro-negro não está presente no sorteio.
Pote B: Juventude, Vasco, Coritiba, Chapecoense, Avaí, CRB, CSA, Vitória-BA, Vila Nova e Ponte Preta.
Pote C: Sampaio Correa, Criciúma, Operário-PR, Londrina, Náutico, Remo, Tombense, Brasil de Pelotas, Brusque e ABC.
Pote D: Ituano, Botafogo-SP, Manaus, Volta Redonda, Ypiranga, Ferroviário, Botafogo-PB, Santa Cruz, Brasiliense e América de Natal.
Pote E: Campinense, Jacuipense, São Raimundo-RR, Tocantinópolis, Bahia de Feira, Caldense, Atlético de Alagoinhas, ASA de Arapiraca, Sergipe e Ceilândia.
Pote F: União Rondonópolis, Real Noroeste, Retrô, Marcílio Dias, Tuna Luso, Fluminense-PI, São Luiz, Nova Iguaçu, Humaitá e Trem.
Pote G: São Bernardo, Vitória-ES, Nova Mutum, Tuntum, Caucaia, Real Ariquemes, Maringá, Operário-MS, Marília, e Cordino.
Pote H: Parnahyba, Resende, Athletic, Democrata, Iguatu, Camboriú, Águia de Marabá, Falcon, Princesa do Solimões e São Francisco-AC.