Rivais ainda devem se enfrentar pelo Pernambucano e Nordestão (Foto: Evelyn Victoria/SCFC, Tiago Caldas/CNC e Igor Cysneiros/SCR)
O Governo de Pernambuco, em ação conjunta com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), a Secretaria de Defesa Social (SDS) e o Ministério Público, liberou a presença de duas torcidas nos clássicos a serem realizados no Recife. Após reunião nesta quinta-feira (9), que contou com dirigentes de Sport, Náutico e Santa Cruz, ficou definido o retorno.
A medida, inclusive, já começa a valer a partir do próximo sábado (11), quando Leão e Cobra Coral se enfrentam na Ilha do Retiro, em duelo válido pela antepenúltima rodada do Estadual. A bola está marcada para rolar às 16h30.
Torcida única
No final de janeiro, em decisão de caráter experimental, o Governo de Pernambuco proibiu a presença de duas torcidas em clássicos e em jogos do Trio de Ferro pelo Nordestão. A medida foi utilizada para tentar coibir os episódios de violência nos dias das partidas, cenário que ficou escancarado após briga entre uniformizadas de Sport e ABC, pela primeira rodada do torneio regional.
Em fevereiro, contudo, a decisão foi flexibilizada. Isso porque as diretorias de CRB e Bahia conseguiram junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) o direito de ter a presença de seus torcedores nas partidas contra Náutico e Sport, respectivamente, ambas pelo Nordestão.
Sport consegue liminar, mas SDS veta
O episódio mais polêmico envolvendo a decisão foi no clássico entre Sport e Náutico, no último sábado (4), pelo Regional. O Sport chegou a conseguir uma liminar que liberava a presença de seu torcedor, mas a FPF vetou e a partida foi realizada apenas com a presença de alvirrubros.
Vale resatar, ainda, que a Secretaria de Defesa Social manteve a decisão de torcida única nos Aflitos. Tanto o Náutico como o Sport, se posicionaram contrários à decisão. Em campo, mesmo longe de seu torcedor, o Leão partiu para cima e venceu sem dificuldades por 2 a 0.