Esportes DP

PELO NORDESTE

Fortaleza, CRB e Treze levantam taça de campeão no Ceará, Alagoas e Paraíba

Tricolor do Pici bateu rival Ceará e faturou o penta, enquanto o CRB superou o ASA e o Treze derrotou o Sousa

postado em 09/04/2023 11:21 / atualizado em 09/04/2023 11:34

<i>(Foto: Mateus Lotif/Fortaleza)</i>

Três torcidas estão em festa no Nordeste, vibrando com os títulos de seus respectivos clubes obtidos no sábado (8/4): Fortaleza, CRB e Treze.

No Campeonato Cearense, o Fortaleza se isolou como maior campeão ao empatar por 2x2 com o Ceará na Arena Castelão. O Leão do Pici assegurou a 46ª taça da competição, sendo a quinta seguida, ficando uma à frente justamente do maior rival.

O Vozão abriu 2x0 ainda no primeiro tempo, com Erick e Janderson marcando aos oito e 34 minutos, respectivamente. Pouco antes do intervalo, nos acréscimos, o também atacante Juan Martín Lucero, de pênalti, diminuiu a vantagem. Aos 41 da etapa final, o meia Calebe deixou tudo igual, com o Fortaleza passando à frente pelo placar agregado, por ter vencido o duelo anterior, também no Castelão, por 2x1. Os alvinegros pressionaram, mas a festa na capital cearense foi tricolor.

REI PELÉ

Em Alagoas, o CRB chegou ao bicampeonato estadual ao superar o ASA por 1X0 no Estádio Rei Pelé, em Maceió. O Galo de Campina poderia até perder por um gol de diferença, pois já havia vencido a partida de ida por 2X0, no Fumeirão, em Arapiraca (AL).


Logo aos dois minutos da primeira etapa, o atacante Jonathan Copete fez o gol do título, conquistado de maneira invicta, com dez vitórias e um empate em 11 partidas. Foi a 33ª vez que a equipe alvirrubra levantou a taça. O rival CSA, com 40 troféus, é o maior vencedor do Estado.

MARIZÃO

A última decisão a terminar no sábado (8/4) foi a do Campeonato Paraibano. A festa foi do Treze, que bateu o Sousa nos pênaltis, por 4x2, após perder por 1x0 no tempo normal, no Marizão, em Sousa (PB). O Galo da Borborema, que tinha ganhado o primeiro jogo da final por 2x1 no Amigão, em Campina Grande (PB), voltou a ser campeão depois de dois anos. O Dinossauro, que não levanta a taça desde 2009, repetiu o desempenho de 2022, quando também foi vice.

Com a bola rolando, o atacante Rodrigo Poty, aos 41 minutos do segundo tempo, deu a vitória ao Sousa. Nos pênaltis, a equipe da casa pecou nos chutes do zagueiro Gabriel Recife (trave) e do lateral Maceió (fora). O Treze foi eficiente, convertendo as suas quatro cobranças. A do zagueiro Saulo garantiu o 16º título estadual do clube, que é o terceiro maior campeão da Paraíba. O Botafogo-PB, com 30 taças, encabeça a estatística.

Tags: estaduais fortaleza crb sousa