Palco de Copa do Mundo, Arena receberá duelo de ida da final de 2023 (Foto: Rafael Vieira/FPF)
Palco do jogo de ida da final do Campeonato Pernambucano de 2023, quando no próximo sábado (15), às 16h30, receberá o duelo entre Retrô e Sport, a Arena de Pernambuco completará 10 anos de inauguração no mês de maio e será palco de uma partida decisiva do estadual pela quinta vez, sendo a terceira consecutiva. Presente em mais uma decisão, o Leão da Ilha foi o primeiro clube a levantar um troféu no estádio de São Lourenço da Mata.
Inaugurada no dia 22 de maio de 2013, quando foi palco do amistoso internacional entre Náutico e Sporting-POR, que terminou em um empate por 1 a 1, a Arena de Pernambuco também recebeu três partidas da Copa das Confederações de 2013 e cinco da Copa do Mundo de 2014. No mesmo ano do Mundial disputado no Brasil, o Sport foi campeão Pernambucano após derrotar o rival alvirrubro pelo placar de 3 a 0 no agregado.
Na partida de ida, disputada na Ilha do Retiro, os rubro-negros venceram por 2 a 0, levando grande vantagem para o jogo de volta e vencendo novamente, dessa vez por 1 a 0, na Arena de Pernambuco. De cabeça, Durval marcou o gol que garantiu a conquista. Após quatro anos, o estádio voltou a receber uma decisão, quando em 2018, foi palco do título do Náutico, quebrando um jejum de conquistas do Timbu que durava desde 2004.
%u2014 Federação Pernambucana de Futebol (@fpfpe) April 12, 2023
Com 42.352 torcedores presentes, os alvirrubros soltaram o grito preso na garganta após a vitória do Timbu por 2 a 1 diante do Central. Ortigoza e Jobson marcaram os gols do Náutico, que havia empatado por 0 a 0 no Lacerdão, em Caruaru, no jogo de ida. Desde então, apenas o clube dos Aflitos levou a melhor quando uma das partidas da final do Campeonato Pernambucano foi disputada na Arena de Pernambuco.
No estadual de 2021, Sport e Náutico empataram por 1 a 1 pelo jogo de ida da grande final. O duelo na Arena de Pernambuco teve gols de Everaldo, para o Leão, e Wagner Leonardo, que empatou para o Timbu. Na volta, o placar se repetiu, e os alvirrubros venceram nos pênaltis, fazendo a festa nos Aflitos. Na última temporada, a decisão, também em São Lourenço da Mata, aconteceu em uma disputa de penalidades.
Após ser derrotado pelo Retrô nos Aflitos por 1 a 0, o Timbu deu o troco na Arena, repetindo o placar com um gol marcado por Pedro Vitor e contando com o brilho de Lucas Perri na disputa de pênaltis para conquistar o bicampeonato. Além disso, o estádio também foi palco da final do último Nordestão, quando Sport e Fortaleza, que acabaria campeão, empataram em 1 a 1 no duelo que recebeu 42.544 torcedores, quebrando o recorde de público em jogos entre clubes.