Esportes DP

COLUNA

Veja a opinião de Beto Lago no Diário esportivo sobre as cenas de violência promovida pelas organizadas em Pernambuco

A cada cena de violência fico acreditando que será a última, infelizmente, isso está longe de acontecer, as cenas de brigas se tornaram frequentes

postado em 23/05/2023 08:00 / atualizado em 23/05/2023 08:15

<i>(Foto: Reprodução)</i>
Regredindo

Abro a coluna repetindo texto que escrevi ainda no domingo: "Autoridades do Estado, vocês são responsáveis por permitir que esses vândalos continuem andando livremente na sociedade". A cada cena de violência fico acreditando que será a última. Infelizmente, isso está longe de acontecer. As cenas de brigas nas ruas envolvendo as uniformizadas se tornaram frequentes. A enorme confusão em frente à Ilha do Retiro é apenas o reflexo da incompetência do poder público para resolver esta questão. E tudo um dia depois da linda festa que tivemos dentro do estádio rubro-negro, quando mulheres, crianças e portadores de deficiência deram uma lição de civilidade, respeito e paixão. Nada é feito para conter a violência. Como a inteligência da SDS não sabia que membros de uma facção do Campinense, aliada de uma do Sport, é “inimiga” de uma organizada do Santa Cruz? Tivemos vários casos envolvendo as duas torcidas, como na final da Copa do Nordeste de 2016. Com certeza, essa briga foi “agendada” nas redes sociais. São raros os casos de prisão de um culpado pela baderna. Mas, quando se prende, não se cumpre pena. Do que adianta uma lei nova se nada é aplicado? Um torcedor do Santa Cruz, integrante de uma uniformizada, foi espancado pela rival do Sport em confronto no Complexo de Salgadinho. Morreu na UPA. Como sociedade estamos regredindo. A cada dia. A cada jogo. Diante de cada cena de violência nas ruas da cidade promovida pelas organizadas.

Nosso papel

Precisamos fazer nossa parte como cronistas esportivos. Investigar, denunciar, apontar os erros e, sempre, trazer ideias e soluções. Porém, não podemos chamar estes vândalos de torcedores. São marginais e, como tais, precisam ser banidos dos estádios. Nada de postar fotos ou imagens destas facções nos estádios. 

Vitória e sustos

Nos Aflitos, vitória do Náutico por 3x1, mas ainda sem ter um futebol convincente. Fez 2x0, parecia que seria fácil. Levou o gol do Floresta e sofreu com alguns sustos, principalmente no segundo tempo. O gol no finalzinho de Gauto deu aquele alívio. Vitória importante, que coloca o Timbu para a 9ª posição.

Hora de corrigir

Domingo tem o segundo jogo do Sport na Ilha cumprindo punição imposta pelo STJD. Agora, o clube precisa organizar melhor o receptivo das mulheres, crianças e portadores de deficiências. Aprender com os erros é importante. Reunião já acontecem no clube para corrigir tudo. 

Abalado

Triste, angustiado, desorientado. Vinícius Júnior está bem abalado depois dos gritos racistas da torcida do Valencia. Só na Espanha foram mais de dez casos sofridos pelo atacante do Real Madrid, que sofre pesado com tudo isso. E nada da LaLiga, uma das mais fortes da Europa, querer dar um basta. Absurdo. 

 


Tags: vandalos uniformizadas campinense cruz santa confusao organizada violencia cenas lago beto coluna