Náutico vence lanterna Altos-PI nos Aflitos e sobe na classificação (Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)
Entre vaias e aplausos
Desde que a tabela da Série C foi divulgada, tinha colocado este jogo contra o Altos/PI como três pontos garantidos. E a atual classificação colaborava com meu raciocínio. Ou seja, o Timbu era muito favorito. A vitória veio, um magro 1x0, o suficiente para recolocar o Náutico no G8 – quinto colocado. Mas, o bom futebol ainda não apareceu. O início de jogo foi de uma equipe desarrumada, que só não saiu atrás do placar por conta da finalização errada de Maneul. Felizmente, aos 36, Villero cruzou forte e encontrou Berguinho, livre, para cabecear para abrir o placar. O suficiente para diminuir as reclamações que vinham das arquibancadas. Seria o fim das vaias, então? Bom, o início do segundo tempo mostrou um Altos querendo o empate. O Náutico não queria impor o jogo, a ordem era administrar a partida. Olhava o rival trocar passes e aguardava o contra-ataque. Alguns sustos sofridos, outros lances de perigos ao gol do Altos. Jael foi uma peça nula. Cruel para a paciência do seu torcedor. Souza teve uma única chance e a bola foi por cima do gol. Muito pouco. A vitória serve para recuperar a autoestima do elenco. O torcedor aplaudiu ao final do jogo, mas deixou os Aflitos desconfiado. Entre vaias e aplausos, fica claro que o Náutico precisa de reforços. Para não passar por outros sustos nas próximas partidas.
O técnico do Santa Cruz, Felipe Conceição, falou que gostou do comportamento e atitude do time contra o Nacional de Patos. Ainda não consigo enxergar isso. Até a defesa, que vinha muito bem, foi vazada quatro vezes nos dois últimos jogos. A equipe precisa mostrar muito mais ou veremos mais outro fracasso do Santa Cruz em uma Série D.
Desafio em Maceió
Este jogo contra o CRB vale ampliar a liderança na Série B, mas principalmente para observar quem deve seguir no elenco. Com alguns desfalques importantes, aquele que entrar precisa dar conta do recado. Se não jogar bola, vale o questionamento da presença dele no grupo leonino.
Já garantidos
Além do Retrô, outras quatro equipes estão garantidas na próxima fase da Série D. O Ferroviário/CE (que tinha conquistado a vaga na rodada anterior), Nacional/AM, Portuguesa/RJ e Athletic/MG.
Deu ruim
"É ruim para o sistema o Palmeiras ganhar dois anos seguidos". A frase de João Martins, auxiliar de Abel Ferreira do Palmeiras. A insinuação, sem provas, só aumenta a lista de confusões neste Brasileiro. Fica claro que serviu muito mais como desculpa pelo resultado.