O campeão estadual disputará a Copa do Brasil Sub-20 de 2024 (Foto: Rafael Vieira/FPF)
Valendo o título do Campeonato Pernambucano Sub-20, Santa Cruz e Retrô medem forças nesta quarta-feira (9), às 20h, em jogo único na Arena Pernambuco. Pela primeira vez na história, haverá uma final entre a Cobra Coral e a Fênix de Camaragibe. Em caso de empate, o torneio será decidido nas penalidades máximas. Apesar do passado de muita tradição na base, o Tricolor do Arruda não vence o Estadual há 20 anos. Já a equipe azulina sonha com sua conquista inédita após bater na trave em duas oportunidades. O campeão disputará a Copa do Brasil Sub-20 do próximo ano.
Eliminado de todas as competições no profissional, a base coral tenta quebrar o maior jejum de sua história são 20 anos sem vencer o estadual nesta categoria de base. Para a decisão, o Santa Cruz não deve sofrer alterações na equipe que empatou com o Náutico, na semifinal, destaque para os atacantes Dayvid e Gabriel Cardoso, no sistema ofensivo.
Na fase inicial, a Cobra Coral conquistou 18 pontos - com cinco vitórias e três empates e duas derrotas - somando 75% de aproveitamento. A equipe marcou 10 gols e sofreu 10 tentos. Nas quartas, o Mais Querido venceu o Porto no agregado por 3 a 0. Na semifinal, o Tricolor bateu o Náutico por 1 a 0, no Arruda. No jogo da volta, a equipe coral segurou o empate sem gols, no estádio dos Aflitos.
Confira a campanha do Retrô:
O Retrô tenta um feito histórico na sua curta história - com apenas cinco anos de profissionalização. A Fênix está a 90 minutos de conquistar seu primeiro título no Pernambucano Sub-20. Chegando à decisão pela 3ª vez nos últimos quatro anos, o clube quer afastar o fantasma do vice-campeonato que atormenta a base e o profissional.
Na primeira fase, a equipe Azulina não teve dificuldades para se classificar, avançando em terceiro, atrás apenas de Náutico e Sport. A Fênix conquistou 18 pontos - com cinco vitórias e três empates e duas derrotas - somando 75% de aproveitamento. Com 14 gols marcados e oito sofridos, sendo o terceiro melhor ataque e defesa da competição. Nas quartas de finais, enfrentou o Ibis e venceu pelo placar agregado de 8 a 0. Já nas semifinais, o Retrô mediu forças com o atual campeão Sport e, após um tropeço por 3 a 2 no jogo da ida, a equipe teve uma grande atuação na volta e venceu pelo mesmo placar. Nas penalidades, destaque para o goleiro Erivelton que brilhou defendendo duas cobranças.
FICHA DO JOGO:
SANTA CRUZ
Thiago Henrique; Hernandes, Ruan, Cristiano e Bernardo Hahn; Dudu Ferraz, Michael e Felipe Cardoso; Júlio, Dayvid e Gabriel Cardoso.Técnico: Felipe Alves
RETRÔ
David; Ruben, Elves, Diogo Silva e Fernando; Danilo, Esquerdinha e Ericson; Fê, Matheus Souza e Tallyson. Técnico: WÍres de Souza
Estádio: Arena de Pernambuco - São Lourenço da Mata
Horário: 20h
Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)
Assistentes: Matheus Valentim da Silva e Elaise Juliana Santana Ferreira (ambos de PE)