Esportes DP

COLUNA

Veja a opinião de Beto Lago sobre a necessidade de transparência no Santa Cruz

O Santa Cruz precisa muito que sua torcida se faça presente aos debates, precisa conhecer o passado e o presente para, assim, poder definir o melhor futuro

postado em 01/08/2023 08:14

<i>(Foto: Rafael Vieira/FPF)</i>
Transparência total
Chegamos em agosto. São pouco mais de quatro meses para a eleição do Santa Cruz, prevista para o dia 3 de dezembro. Isso se não houver uma antecipação. Os nomes já estão circulando sobre quem vai brigar pela presidência do Santa Cruz. O atual presidente, Antônio Luiz Neto, conversou com a equipe de esportes do DP e evitou falar em candidatura. Mas, seus aliados já o colocam como o nome da situação. Pela oposição, o ex-presidente José Neves e o ex-diretor Albertino dos Anjos também se declararam candidatos. Outros nomes devem e precisam surgir para que o debate sobre o Tricolor seja o mais amplo possível. Hoje, o Santa Cruz precisa muito que sua torcida se faça presente aos debates. Ela precisa conhecer o passado e o presente para, assim, poder definir o melhor futuro. Além disso, esse processo da SAF tem que ser mais aberto. Entendo que existem contratos de confidencialidades, mas o sócio irá analisar e estudar tudo que for apresentado para escolher o melhor futuro em uma Assembleia. Mas as perguntas são muitas. Quem são os investidores? Qual modelo societário? Qual a vantagem para o clube? Qual a verdadeira dívida do Santa Cruz? Todo passivo será da SAF? E o estádio? O CT de Beberibe? E tem muitos outros questionamentos. Isso deveria ser o ponto principal das discussões. Transparência total contribui para o bom debate.

Torcidas unidas
O primeiro mata-mata está bem perto de ser ultrapassado. A vitória por 2x1 sobre o Pacajus deixa o Retrô a um empate para avançar de fase na Série D. A expectativa para o jogo de volta, na Arena de Pernambuco, é contar com o total apoio da torcida do Santa Cruz. O acesso da Fênix é a garantia do Tricolor na Série D em 2024. 

Probabilidade
Terceiro colocado na classificação da Série B, o Sport também ocupa a terceira posição nas probabilidades de acesso elaboradas pela Universidade Federação de Minas Gerais (UFMG). O Leão tem 58,4% de chances de subir. O melhor índice é do Novorizontino, com 69,5% e o Vitória vem logo a seguir, com 63,8%. O Guarani, com 46%, fecha o G4. 

Plano nacional integrado
Especialista em segurança e diretor da Came Brasil, Marco Antônio Barbosa defende um plano nacional integrado para conter a violência dentro e fora dos estádios. Para ele, o investimento em tecnologias de restrição de acesso pode ser um passo importante. “Porém, os clubes precisam participar da solução, não incentivando a rivalidade extracampo ou patrocinando torcidas organizadas que possuem histórico de criminalidade”. 

Equilíbrio na Série C
O Brasileiro da Série C é a mais equilibrado dos últimos anos. Faltando quatro rodadas, muita coisa pode acontecer. O líder Amazonas tem 28 pontos, nove a mais que o São Bernardo, 10º colocado. E o Náutico só tem dureza pela frente: CSA (em casa), Paysandu e Brusque (fora) e fecha nos Aflitos com o São Bernardo. Todos brigando pelo G8.