Esportes DP

COLUNA

Veja a opinião de Beto Lago no Diario Esportivo sobre os números do Sport na Série B

No geral, em apenas oito rodadas o rubro-negro não esteve no G4, só o Vitória/BA foi melhor, fora apenas duas vezes

postado em 19/10/2023 08:54 / atualizado em 19/10/2023 09:14

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)</i>
Números do Sport
Seis jogos para o fim da Série B. Olhando a tabela de classificação, fica bem fácil apontar que o Vitória/BA está garantido na Primeira Divisão em 2024 e é o grande favorito ao título. Agora, vamos para a situação do Sport. Primeiro, um recorte dos últimos 10 jogos: duas vitórias, seis empates e duas derrotas. Nada bom. Olhando apenas o returno, o Leão tem a sétima campanha, aproveitamento de 53,85%. Atlético/GO (74,36%), Juventude (64,01%), CRB (61,54%) e Vitória/BA (61,54%) têm números maiores. No geral, em apenas oito rodadas o rubro-negro não esteve no G4, só o Vitória/BA foi melhor, fora apenas nas rodadas 15 e 16, quando esteve em 5º lugar. Outro detalhe interessante: o Sport foi quem menos levou cartões amarelos nas 32 rodadas: 56, além de cinco expulsões. Pergunta: uma equipe disciplinada ou passiva demais na marcação? São três jogos em casa (Chapecoense, Atlético/GO e Sampaio Corrêa) e três fora (Ceará, Mirassol e Vitória/BA). A preocupação é achar o equilíbrio entre ataque e defesa. No turno, o Sport marcou 29 gols (um dos melhores) e sofreu 17. Já neste returno, foram 22 gols marcados, mas levou 16. Nesta sequência final é fundamental que o sistema defensivo volte a ser mais seguro e menos displicente. Os gols que o time sofreu nas últimas partidas são frutos de descuidos, desatenção dos marcadores. A média de gols precisa continuar em alta, mas corrigir este problema na “cozinha” é fundamental para o acesso.  

As diferentes probabilidades 
Os sites trazem dados bem diferentes sobre as probabilidades de acesso do Sport no Brasileiro. No departamento de Matemática da UFMG, o Leão tem 50,9% de chances de subir. Já no Chance de gol, a probabilidade chega a 70,1%, enquanto que no Infobola, o número é 58%. E no Clube da Aposta, o Leão tem melhores números, 83,96%. Pelo menos, em todos eles, o Sport estará no G4 após as 38 rodadas. 

Sem protagonistas
Infelizmente, outro ciclo de Eliminatórias com Neymar machucado. O interessante é que desde a chegada ao PSG, o jogador vem tendo contusões frequentes. Falta de sorte, má preparação física ou violência dos adversários? Acredito que é um pouco de cada. Só que a Seleção também carrega outros problemas. A dependência de Neymar ainda é grande. Os nossos atacantes deixaram de marcar gols. E quem poderia substituir Neymar como protagonista na Canarinha não está atuando bem, como Vinícius Jr. e Rodrygo.

Esperando pelo consenso
Sobre a retirada de sua chapa na eleição do Náutico, o ex-presidente Edno Melo afirmou que colocou seu nome à disposição para sair, durante a reunião realizada na casa do Benemérito do clube, Cacá. Porém, desde que exista o consenso, sem bate-chapa na eleição do Executivo. “Não faço questão de retirar meu nome, pois é importante buscar a paz no Náutico, esperando pela aprovação da SAF e da recuperação judicial, como também de projetos que possam reestruturar o clube, novamente”, disse Edno Melo. 

Tags: coluna diario esportivo numeros sport rodadas serie b vitoria liderança confronto