Esportes DP

COLUNA

Veja a opinião de Beto Lago no Diario Esportivo sobre o pleito eleitoral no Náutico

Hoje, a Comissão Eleitoral analisará os diversos pedidos de impugnação feitos por sócios do clube, os três candidatos estão na mira

postado em 20/10/2023 08:09 / atualizado em 20/10/2023 10:26

<i>(Foto: Rafael Vieira/FPF)</i>
Nos trilhos
O Náutico segue sem definições quanto ao processo eleitoral. Por enquanto, as três chapas continuam na disputa para o dia 12 de novembro. Hoje, a Comissão Eleitoral analisará os diversos pedidos de impugnação feitos por sócios do clube. Os três candidatos estão na mira. Alguns ofícios parecem mais retaliações de adversários, típico do jogo político. Outros, a comissão terá que examinar com mais atenção e apresentar sua decisão. Se o candidato for impugnado, a chapa terá até 48 horas para apresentar um novo nome. O bom seria se o clube caminhasse para o consenso, em torno de um nome que fosse do agrado dos grupos políticos. Até houve uma tentativa entre os candidatos Alexandre Asfora, Aluísio Xavier e Edno Melo, na última segunda, na casa do Benemérito Cacá. Sem acordo. Gosto de eleições. É o momento onde se pode discutir ideias, projetos. Mas, pelo que vem atravessando o Timbu, seria muito melhor não ter um pleito eleitoral. Evitaria todo esse desgaste interno, que sempre provoca rusgas profundas no clube. O Náutico caminha para ter uma SAF em breve. Espera, ainda, por mais um prazo na Recuperação Judicial e tem todo aquele embate com a Arena Pernambuco / Odebrecht. São situações que precisam ter um clube unido e sem traumas. O Conselho, por sinal, marchar para o consenso. Se a eleição no Executivo tiver que acontecer, que os próximos dias sejam fundamentais para que cada chapa apresente seus planos. E que o melhor candidato vença e consiga recolocar o Timbu nos trilhos. É o que mais deseja seu torcedor. 

Queda de braços
Nesta queda de braços entre Chapecoense, Sport, CBF, Federações e até a TV que transmite a Série B, vitória de quem errou no planejamento. A Chape conseguiu e a CBF confirmou a data da partida para o domingo. Por outro lado, o Sport deveria defender que seu jogo contra o Mirassol mudasse também de dia, saindo da sexta para o sábado. Sem perda da receita extra.

No Santa Cruz
Por enquanto, os bastidores do Santa Cruz se mostram mais calmo. A eleição também será no dia 12, mas as chapas podem se inscrever até o dia 30. Presidente do Conselho, Marino Abre já falou que será candidato. O ex-presidente José Neves Filho e do empresário Albertino dos Anjos. Também surgiu o nome de Mozart Neves Filho, ex-reitor da UFPE. 

Pan-Americano
Nenhuma TV aberta ou fechada adquiriu os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Apenas os canais do YouTube Time Brasil e CazéTV vão mostrar as competições, algumas valendo vaga para as Olimpíadas de Paris 2024. Pisada na bola grande das TVs.

Fórmula 1
A FIA aumentou a multa máxima dos pilotos de Fórmula 1, passando de US% 250 mil para US% 1 milhão. O piloto Lewis Hamilton questionou: “a única maneira deles conseguirem esse dinheiro de mim é se for garantido que 100% da multa vá para alguma causa social, para criar mais diversidade e oportunidades para quem não tem condições”. Palavra de campeão.

Tags: nautico eleiçao definiçao pleito eleitoral comissao eleitoral julgamento impugnação socios