Em clima de decisão, Spórt encara o Atlético-GO na Ilha do Retiro (Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)
Ferve, Caldeirão!
Pensei em outros títulos pra coluna. “Foco distorcido”. “Empatando o acesso”. “Apesar de você”. Mas todos estão relacionados ao passado recente do Sport. O foco nos empates, contra Ceará e Mirassol, derrubou o time rubro-negro. Tentou dois pontos e perdeu seis. Uma vitória valeria mais que os dois empates. A postura da equipe nos dois jogos, evidenciava a satisfação nas igualdades do placar. Diante do Ceará, caberia um time obstinado pela vitória. Voraz e furioso. A comemoração do “Vovô” durou até a página dois. Já contra o Mirassol, teve todo o primeiro tempo pra se impor e não o fez. O Foco no empate arrefeceu e tirou as chances da vitória. “Apesar de você”, claro, reporta-se a Enderson Moreira. O time não evolui. Os jogadores sequer rendem aquilo que já renderam. Moreira não consegue extrair o máximo de cada atleta. E esse é o primeiro mandamento de qualquer treinador. E mais: o repertório acabou. Não existe plano B. Então, diante dessas evidências, por que me reportar ao título escolhido? Porque só há uma chance do Sport vencer o Atlético GO e subir. Acabou a inspiração? Que comece a superação. A mística, a camisa e a torcida serão os elementos que farão a diferença para a decisão de sexta, na Ilha. Só o apoio incondicional dos torcedores fará o Sport superar as próprias deficiências e, finalmente, recuperar o quase exorcizado espírito de decisão.
Em busca do equilíbrio
Um avassalador direto no queixo dos adeptos do futebol resultado. O argumento “o que é que ele ganhou?” foi pro espaço. Ganhou o maior título da história de um histórico e centenário Fluminense. Como eterno defensor do futebol propositivo e de posse de bola, claro que comemorei. Mas, com duas ressalvas. Fernando precisa corrigir o desnecessário risco exagerado na saída de bola e as intempestivas reações dele à beira do gramado e nas coletivas.
Domingo de decisões
A bola não rolará no gramado, os jogadores não atuarão, mas o próximo domingo, 12 de novembro, promete muita emoção. Principalmente em Rosa e Silva. Asfora x Becker será uma grande decisão. No Arruda, a escalação de Bruno Rodrigues para a disputa nas urnas está confirmada. Aguarda-se, oficialmente, o adversário. Albertino desistiu. “Desistirão” Zé Neves?
No Craque CBN…
…De ontem, Jairo Rocha disse ter aumentado para 200% a confiança dele na concretização da SAF, com o grupo que vem mantendo contato. E o Presidente Evandro Carvalho garantiu que a Seleção Brasileira irá jogar uma das partidas das Eliminatórias aqui no Recife. Em 2024, contra Equador, Peru ou Uruguai (a prioridade). Se ficar para 2025, os jogos no país serão contra Colômbia, Paraguai ou Chile. Um definitivo teste para a força política que Evandro sempre declarou ter junto à CBF.
Estreia confirmada!
Segunda-feira, 13 de novembro, meio-dia, estreia Léo Medrado & Traíras. Aqui do DP, Marcos Leandro, Beto Lago e Gustavo Lucchesi formarão a “turma da caneta”. A “turma da bola” terá Jarbas Aguiar, Lúcio Surubim e… Roberto Fernandes! Seus almoços não serão mais os mesmos…