Esportes DP

COLUNA

Léo Medrado: 'Um ponto estratégico super mal utilizado nos clubes de futebol: Assessoria de Imprensa'

O assessor blinda o jogador do assédio dos setoristas (achando e passando pro atleta que é um ato heróico)

postado em 11/12/2023 09:03 / atualizado em 11/12/2023 09:14

<i>(Foto: Reprodução)</i>
Direitos do Diretor
Um ponto estratégico super mal utilizado nos clubes de futebol: Assessoria de Imprensa. Queria ver o manual, a cartilha dos instrutores. O que efetivamente eles pedem quando os profissionais são contratados. Quais os deveres e direitos do assessor? Nas últimas administrações, eles invariavelmente tem virado “bucha de canhão”. Largam na frente, se espatifam e depois vem a bala, que são os diretores e o Presidente. Alguns também chamam de “boi de piranha”. O fato é que tá tudo mal resolvido e confuso, nessa função. O assessor blinda o jogador do assédio dos setoristas (achando e passando pro atleta que é um ato heróico). Seleciona e direciona os entrevistados pós jogo, valendo-se do rendimento do atleta na partida. E os jornalistas e radialistas ficam tolhidos de falar, muitas das vezes, com a personagem principal do jogo. “Pra preservar o jogador….pra ele não falar bobagem de cabeça quente”. Oxi! E a entrevista de Vagner Love? O jogo contra o Criciúma aconteceu na sexta à noite. Love, na presença de alguns companheiros, faz uma declaração gravada na segunda-feira (até hoje não se sabe quem autorizou) na qual se expressa mal e joga a torcida contra ele próprio. Ninguém  interveio e vetou que aquela gravação fosse exibida e principalmente, refeita. Com a mesma ideia, mas com outras palavras. Mudanças à vista! Pela primeira vez, ouço falar num jornalista esportivo assumindo o cargo de Diretor de  Comunicação. E isso está acontecendo no Sport. Nome pomposo. Mas… o que ele poderá fazer? Até onde ir? Quais os limites e, fundamentalmente, os direitos dele? Não queimem Maciel Júnior. Se o fizerem, estarão perdendo uma ótima oportunidade de consolidar um cargo que, se bem utilizado, será extremamente útil, necessário e benéfico no dia a dia e bem estar do clube. Prestem bem atenção na hora de fazer e repassar a cartilha…

Falar é fácil…
Imprensa que joga! Recuso-me a discrever de uma forma mais minuciosa sobre o tema, baseando-me em jogos comemorativos. Prefiro acreditar que, generosamente, os amigos e parceiros da CBN evitaram humilhar os colegas da TV Asa Branca. E foram tão gentis, que fizeram questão de perder por goleada: 10x5. Fiquei tão embevecido que resolvi homenageá-los divulgando a escalação: Marcello Mão de Alface; César Rosatti, Ricardo Luis e Ramon Carlos (Gulherme Camilo); Vinícius Callado, Eri Santos e Romualdo Marques. Guardem bem esses nomes.

Inversão de prioridade
Primeiro a sala da casa, depois a calçada. O Santa anuncia a pintura e melhorias nas arquibancadas. Interessante e Importante. Mas é de assustar o “gramado” do Arruda. Pelo visual, pés de galinha, gramas distintas e algumas saliências. Tudo o que prejudica o rendimento de uma equipe mais técnica. Os rivais menores se sentirão em casa. Prioridade total, Presidente.

4x3=7x0
Linguagem pejorativa que indica consenso sobre o resultado final. Alan Aal declarou ontem que todos da participam na definição sobre o futebol do clube. “Todos” são os três diretores (Alves, Henriques e Dias), Rodolpho, ele, Franco e o Presidente. São sete votos. Podem, ou devem, divergir nas opiniões. Mas após o resultado da votação, 4x3 vira 7x0, ou seja, quem perder na votação fica quieto e reconhece a escolha da maioria.

Traíras no comando
Estarei no debate de Geraldo Freire, hoje na CBN, com Adherval Barros. É o fim do mundo que se aproxima. Tirem as crianças da sala. Por isso, um traíra, Marcos Leandro, apresentará o programa de hoje meio-dia no canal Léo Medrado no You Tube. Lucchesi, Roberto Fernandes e Beto Lago estarão na bancada. Estranha sensação de que terei o meu imaculado    nome escrachado em vão…

Tags: sport acessoria leo medrado coluna ponto estrategico comunicaçao clubes