
Pelé faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. O ‘Rei’ deixou um imenso legado no futebol mundial e alçou o Brasil (e a Seleção) ao posto de potência do esporte. Além da representatividade dentro de campo, o Atleta do Século XX também ficou marcado por suas ações beneficentes fora dele.
Um dos autores da proposta, o Deputado Federal Felipe Carreras (PSB-PE), falou sobre a ideia da homenagem ao maior ídolo do esporte brasileiro.
“Quis o destino que, um ano após a morte do maior atleta do século, a Câmara aprovasse essa justa homenagem a Pelé através de um projeto de lei. O nosso rei foi o único jogador de futebol a ganhar três Copas do Mundo e finalizou sua carreira com 1.282 gols – o maior marcador de todos os tempos. Suas contribuições para o futebol, para o esporte e para o Brasil serão sempre lembradas. Sua postura de cuidado com os mais vulneráveis, principalmente as crianças, merece igual reconhecimento”, destacou.
O ex-presidente do Flamengo, deputado Eduardo Bandeira de Mello (PSB/RJ) foi o relator da proposta, que agora seguirá para a votação no Senado Federal.