Esportes DP

COLUNA

Beto Lago: 'O péssimo tratamento dado ao torcedor, desde a sua chegada até a sua saída'

Torcedor no futebol brasileiro merece meus aplausos, por tanto amor e paixão, mas, que infelizmente, é retribuído com tamanho sofrimento

postado em 16/01/2024 08:00 / atualizado em 16/01/2024 08:04

<i>(Foto: Reprodução)</i>
Sofrimento
Incentivar, sempre. Este é o papel de todo torcedor de um clube de futebol. Na fase boa ou nos momentos mais angustiantes. Os dirigentes dos nossos clubes fazem questão nos seus discursos ou entrevistas apontar que "tudo é feito para o torcedor”, ou “ele é a razão maior do clube". Palavras bonitas que raramente são confirmadas por ações. Aqui não vai uma crítica direcionada para um ou outro clube. Todos, sem exceção, trabalham assim. É o tal "modus operandi" do futebol brasileiro. Como sofreu o torcedor em alguns jogos na abertura do Estadual. Arena, Arruda, Aflitos. Sofrimento, vexame, falta de cuidados nos estádios. O péssimo tratamento dado ao torcedor, desde a sua chegada até a sua saída dos jogos. Transparência na gestão são apenas palavras bonitas escritas nas redes sociais. Compreendo que existe um tempo para se colocar as coisas em ordem. Quando se tem boa vontade. Acredito, sempre, na boa-fé das pessoas. O problema é que sou cronista esportivo e ainda fico impressionado com as dificuldades do torcedor de futebol. Na verdade, sou privilegiado. Tenho acesso diferenciado aos estádios. Não sofro aperto na hora de entrar. Não fico em fila com o jogo já tendo iniciado. Não tem funcionários mal-educados. Com responsabilidade, posso usar o meu poder de imprensa para apontar esses erros. E chega a ser repetitivo. Ser torcedor no futebol pernambucano é sofrer para pegar um ônibus; lutar para conseguir um espaço no estádio, rezar para não consumir bebidas e alimentos caros e de qualidade duvidosa. Em tempos de SAF, Liga, gestão, não daria tempo para olhar com carinho e atenção à sua torcida? Você que é torcedor no futebol brasileiro merece meus aplausos. Por tanto amor e por tanta paixão pelo clube, mas, que infelizmente, é retribuído com tamanho sofrimento - dentro e fora dos gramados. 

Repetição
Os problemas que tivemos nos jogos precisam ser corrigidos, mas são antigos, batidos. Os clubes possuem profissionais que conhecem essas broncas frequentes. A repetição disso tudo é uma irresponsabilidade sem tamanho. E na primeira rodada do Estadual. 

O que podemos esperar?
Amanhã: Sport x Retrô, Arena de Pernambuco, 19h; e Santa Cruz x Flamengo de Arcoverde, Arruda, 21h. Qual motivo de colocar as duas torcidas saindo para assistir os jogos dos seus times no mesmo dia? Isso poderia ter sido evitado. Se acontecer algo, quem se responsabiliza?

Bom início
O Central começou bem o Estadual, goleando o Afogados por 4x1 no Luiz Lacerda. Com direito a golaço de Murilo. A equipe de Mauro Fernandes vai dar trabalho. Abre o olho, Santa Cruz e Retrô! Tá chegando um time para querer brigar por vaga na Série D em 2025.

Sorteio da Copa do Nordeste
O sorteio dos grupos da Copa do Nordeste será dia 18, em Teresina. Lembrando que o Sport está na Cota 1 (R$ 3,3 milhões) e o Náutico na Cota 2 (R$ 2,5 milhões). 

Tags: saida chegada pernambucano torcedor fila sofrimento coluna lago beto