Esportes DP

LUTO

Morre aos 78 anos Laerte Marquezini, ex-árbitro pernambucano

Nome importante da arbitragem estadual nos anos 1990 deixa um legado importante no futebol pernambucano

postado em 09/01/2024 13:44 / atualizado em 09/01/2024 22:37

<i>(Foto: Francisco Silva/DP)</i>
Luto no futebol pernambucano. Faleceu hoje (09), aos 78 anos, o ex-árbitro Laerte Marquezini, importante profissional durante os anos 1990 no quadro estadual. Laerte sofreu uma parada cardiorrespiratória e deixa 4 filhas e 1 filho, além da companheira Cristina Fernandes.


Laerte figura entre os principais árbitros da história do futebol pernambucano. Presente em vários jogos importantes do Trio de Ferro nos anos 1980 e 1990, o juiz sempre foi respeitado por onde passou. O velório e a cremação ocorrerão amanhã (10), às 10h, no cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Ele foi do quadro de arbitragem da FPF por duas décadas e se destacou também nacionalmente. 

 

Paulista de nascimento, Laerte fez curso de árbitro na Federação Paulista no início da década de 70. Em 1976 transferiu-se de São Paulo para Pernambuco, inicialmente começou trabalhando nas divisões Amadoras, posteriormente, foi promovido a divisão de profissionais. 

 

Na sequência, adentrou ao Quadro Nacional de arbitragem. Inclusive, chegou a comandar duas finais do Campeonato Pernambucano nos anos 1982 e 1983. Marquezini passou 20 anos no quadro de árbitros da FPF e encerrou sua carreira no final da década de 1990. 

 

A Federação Pernambucana de Futebol e todo seu corpo de colaboradores lamentam profundamente a perda: “Laerte foi um árbitro histórico no cenário pernambucano e nacional. Um exímio profissional, educado, gentil e adorado pelas pessoas próximas. Sinto muito pelo ocorrido, espero que sua família se recupere neste momento”, comentou Evandro Carvalho, presidente da FPF. 

 

 

*Com informações do site da FPF.