
Saiba mais
O documento lembra que a proibição de torcida visitante nos clássicos foi tomada de forma unilateral pela FPF, e fere os artigos 143 e 144 da Lei Geral dos Esportes. Segundo o documento, a presença do torcedor visitante é extremamente necessária para o apoio do clube, e sua ausência causaria desequilíbrio na competição em favor dos donos da casa.
A determinação de torcida única veio depois das inúmeras brigas que ocorreram no Clássico das Multidões do último sábado (20). Segundo a Polícia Militar, 36 pessoas foram detidas e quatro baleadas, incluindo um policial e uma viatura da PM em serviço. A decisão foi tomada pela FPF na última terça-feira (23).
Questionado pela reportagem do Esportes DP sobre a determinação do TJD, o presidente da FPF Evandro Carvalho lavou as mãos. “Ótimo. Me isenta de toda a responsabilidade. Agora com a determinação da Justiça, a responsabilidade passa toda para os clubes. Por mim, iria com torcida única até o fim do ano”, completou.
Em nota, a Federação Pernambucana de Futebol informou que acata a decisão do TJD, mesmo entendendo que a torcida única nos clássicos seria o melhor para a sociedade pernambucana, para a vida dos cidadãos e a manutenção do patrimônio público e privado.
Veja a nota:
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) informa que, em atendimento à decisão do Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE), acatando solicitação conjunta do Clube Náutico Capibaribe, Santa Cruz Futebol Clube e Sport Club do Recife, decidiu-se pela manutenção da presença de torcida mista nos estádios do Estado.
Com base nesta decisão, a FPF cancela o seu ato anterior, que estabelecia a torcida única para os jogos do Estadual. Os clubes serão informados que podem operacionalizar a logística diretamente com a polícia, relativa à torcida visitante, nos moldes do Regulamento Geral de Competições da FPF, com 20% da capacidade do estádio garantida para a torcida visitante.
A FPF entende que a decisão de torcida única é a melhor para a sociedade, em especial à vida e segurança do cidadão e do patrimônio público e privado. No entanto, a entidade tem, por obrigação legal, cumprir as decisões emanadas do tribunal.
Assim sendo, a FPF se retira da questão e repassa a mesma aos clubes, que são os interessados em realizar os jogos com torcida mista.
A FPF reitera o seu compromisso com a segurança e a paz nos estádios. A entidade continuará trabalhando para promover o futebol de forma responsável e segura, garantindo a melhor experiência a todos os torcedores.
Leia a determinação do Tribunal de Justiça Desportiva na íntegra:
ATENÇÃO!
%u2014 Wellington Araújo (@wareporter) January 25, 2024
Liminar FAVORÁVEL ao Sport, Náutico e Santa Cruz.
Torcida visitante LIBERADA.
Terça feira será julgado o mérito no TJD pic.twitter.com/o0GwKIJ3Fk