Reunião para decidir torcida única no clássico entre Santa Cruz e Sport (Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)
Com os estaduais chegando ao fim e se aproximando de confrontos decisivos, algumas questões começam a ser debatidas. Em Pernambuco a questão "segurança nos estádios" ganhou notoriedade pelos atos de selvageria no atentado promovido contra a delegação do Fortaleza. Com isso, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) irá realizar uma reunião com os presidentes de Santa Cruz e Sport para decidir se o Clássico das Multidões, no sábado (09), será realizado com torcida única.
A reunião servirá para que seja definida a presença ou não das torcidas visitantes no Clássico das Multidões. Em entrevista ao Momento Esportivo, da Rádio Clube, o mandatário da FPF, Evandro Carvalho, destacou que é a favor da torcida única. Mas, que vai aguardar o posicionamento do Santa Cruz e do Sport na reunião para que seja definido algo concreto.
“Nós teremos reunião hoje, eu ouvirei os clubes, nenhuma decisão tomada sem ouvir o Santa Cruz, o Sport e os orgãos de segurança pública. Acredito que hoje dará para ouvir todas as partes e ter uma decisão. Se você me perguntar, qual a possibilidade, eu diria 50% a 50%”, disse o mandatário.
Para o presidente da FPF, a decisão de torcida única seria a melhor para diminuir casos de violência na cidade. E voltou a citar o Estado de São Paulo como case de sucesso para defender a torcida única nos estádios de futebol.“Nós temos como prova o resultado São Paulo que é surpreendente, o estado estabeleceu torcida única há sete anos. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disponibilizou para a federação que mostrou os que o estado reduziu em 73% os casos de violência na cidade”, destacou.
Evandro Carvalho revelou que ainda não sabe o posicionamento oficial de Santa Cruz e Sport. E que qualquer decisão que seja tomada será a partir da opinião dos clubes.“Eu não tive nenhuma informação de Santa Cruz, Náutico e Sport, só hoje eu vou falar com eles. Eu ainda nem me reuni com os clubes, no caso em pauta será visto o jogo Sport e Santa Cruz. Nem sequer cogitei em mudar algo do jogo do Náutico”, destacou.
Tratado de paz das organizadas
Na noite da última segunda-feira (04), as três principais organizadas de Náutico, Santa Cruz e Sport, se reuniram no Sindicato dos Metalúrgicos, no centro do Recife. Com o objetivo de realizar um possível tratado de paz entre as organizadas.