Esportes DP

SÉRIE B

Goianos, duplas do Nordeste e do Norte querem ir longe na Segundona

Times com torcidas fanáticas, Goiás e Vila Nova chegam para a Série B com o objetivo de conquistar o acesso, assim como Ceará, CRB, Paysandu e Amazonas

postado em 13/04/2024 09:01 / atualizado em 13/04/2024 13:44

<i>(Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás)</i>

Times com torcidas fanáticas, Goiás e Vila Nova chegam para a Série B com o objetivo de conquistar o acesso para a elite nacional. Hoje, o Atlético-GO é o único representante do estado na Série A. O Esmeraldino foi um dos rebaixados no ano passado, enquanto o Dragão perdeu a promoção na última rodada da Segundona de 2023.  
 
Já o Nordeste, além do Sport, conta também com Ceará e CRB. Ambos foram campeões estaduais e chegam com trabalhos fortalecidos dos treinadores Vágner Mancini e Daniel Paulista, respectivamente.  Já a Região Norte chega com Paysandu e Amazonas. 
 
GOIÁS  

O ano nãp começou bom para o Alviverde. O time foi eliminado pelo rival Vila Nova nas quartas de final da Copa Verde e pelo Goiânia na mesma etapa, só que no Estadual. O diretor de futebol Agnello Gonçalves e o técnico Zé Ricardo foram demitidos. Márcio Zanardi, que estava há um bom tempo no São Bernardo, é o novo treinador. 

O clube também abriu o cofre e contratou jogadores conhecidos para a Segundona. O último foi o atacante Thiago Galhardo, ex-Fortaleza.  Além dele, chegaram à Serrinha o zagueiro Messias (ex-Santos e Ceará), o volante Marcão (ex-Sport), o zagueiro Lucas Ribeiro (ex-Internacional e Ceará) e o meia Régis (ex-Sport e Guarani). O experiente zagueiro David Braz pode ser outra novidade no elenco, que conta ainda com o bom goleiro Tadeu e o lateral-esquerdo Sander (ex-Sport). 
 
VILA NOVA 

Depois de flertar com o acesso em 2023, o Vila Nova quer ir mais longe este ano. A equipe está na semifinal da Copa Verde, na qual vai enfrentar o Cuiabá. Já no Campeonato Goiano, o time foi vice-campeão ao perder a decisão para o Atlético-GO.

O técnico Márcio Fernandes ganhou 10 reforços: o lateral-direito Fábio, que estava no Anápolis, os volantes Cristiano e Igor Henrique, além do lateral-esquerdo Rhuan e do atacante Júnior Todinho - esses quatro do Água Santa -, o lateral-direito Elias, do Primavera-SP, e o zagueiro Jemmes, do Capivariano. o goleiro Halls, do Vasco, o atacante Igor Torres, ex-Aparecidense e Atlético-GO, e o volante Geovane, que estava no Santo André, são outras caras novas. 

Dos remanescentes, destaque para o goleiro Dênis Júnior, o zagueiro colombiano Quintero, o lateral Apodi, o meia Luciano Naninho e os atacantes Fernandão e Alesson.  
 
 
 
CEARÁ 
 
Após a campanha decepcionante na Série B do ano passado, o Ceará faz uma temporada mais sólida. E quer sacramentar o novo momento com o acesso para a Primeira Divisão. O time manteve o técnico Vágner Mancini para este ano e o planejamento deu certo. O Vozão desbancou o Fortaleza e voltou a conquistar o Campeonato Cearense após cinco anos de hegemonia do rival. Na Copa do Nordeste, fez um jogo duríssimo contra o Sport, sendo eliminado nas quartas de final com um gol nos acréscimos. 

A equipe conta com o seguro goleiro Richard, o volante Richardson, o meia Guilherme Castilho e os atacantes Ayolon, Erick Pulga e Saulo Mineiro. O time ainda vai se reforçar e está de olho em jogadores que foram bem em equipes intermediárias nos Estaduais. 
<i>(Foto: Felipe Santos/Ceará )</i>
 

CRB 

Outro nordestino que faz um 2024 bom é o CRB. O time comandado pelo técnico Daniel Paulista (ex-Sport) foi campeão do Alagoano em cima do ASA de Arapiraca e está na semifinal da Copa do Nordeste, onde vai encarar o Bahia. 

Além de reforçar o elenco para a Série B, o time precisa segurar o artilheiro Anselmo Ramon, que desperta o interesse do Fortaleza. O jogador foi o artilheiro do Campeonato Alagoano, com sete gols, e da Copa do Nordeste, com cinco. Outros destaques do elenco são o lateral-direito Hereda (ex-Náutico), o volante Falcão e o rápido atacante Léo Pereira. 
 
 
PAYSANDU 
 
Outro time que faz boa temporada é o Paysandu. O time comandado por Hélio dos Anjos (ex-Sport e Náutico) disputa neste domingo (14) a final do Campeonato Paraense contra o Remo. O bicolor também está na final da Copa Verde, na qual vai disputar o título contra o vencedor de Vila Nova e Cuiabá. 

O Papão, que também conquistou o acesso na Série C do ano passado, quer ao menos se sustentar na Segundona e evitar o efeito io io. Para isso, se reforçou com o lateral-direito Léo Pereira, que disputou a Série A2 do Paulistão pelo São José. O time tem jogadores conhecidos no Brasil, como o experiente meia Robinho (ex-Palmeiras, Cruzeiro e Coritiba) e o atacante Nicolas, de volta após passagem por Goiás e Ceará.  Destaque também para o zagueiro Wanderson e o meia João Vieira. O elenco conta também com es-jogadores do Sport, como os atacantes Edinho, Gabriel Santos e Hyuri. 
 
 
AMAZONAS 
 
Primeiro adversário do Sport na caminhada nesta Série B, o Amazonas é um dos quatro times que subiram ano passado da Terceira Divisão. Campeão da Série C, a Onça é responsável por colocar o estado na divisão de acesso do futebol brasileiro após 18 anos. O clube, fundado apenas em 2019, fará sua estreia na Segundona. 

Com um grande aporte financeiro, o Amazonas investiu ainda mais na temporada, tentando emendar mais um acesso no futebol nacional. A equipe comandada pelo técnico Luizinho Vieira está na 3ª fase da Copa do Brasil e vai decidir o Estadual contra o Manaus neste domingo (14). Por outro lado, foi eliminado na Copa Verde nas quartas de final para o Remo.  

O destaque do time é o atacante Sassá (ex-Náutico), artilheiro do time na temporada. Outros jogadores também já passaram pelo futebol pernambucano, como o lateral Patric e o meio-campista paraguaio Jimenez.  
 
 
 

Tags: futebol sport serie b goias ceara