Timbu precisa afastar a sombra da desconfiança do seu torcedor (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
Maio decisivo II
Escrevi aqui, na quarta-feira, sobre a dificuldades que o Sport enfrentará neste mês de maio. Após pular uma fogueira ante o Coritiba, pega Brusque, Ituano e Avaí na primeira parte do mês e depois, só pauleira. Atlético MG, Fortaleza e Goiás. No Náutico, não será diferente. Guardando-se, claro, as devidas proporções que a diferença de Séries exige. Os alvirrubros enfrentam, fora de casa, Ferroviária e Volta Redonda necessitando jogar bem e vencer. Só assim resgatarão uma torcida incrédula que presenciou terríveis apresentações e dolorosas derrotas na temporada. Rafael Vaz, Gulherme Matos, Joécio, Diego Matos, Lorran, Lessa, Cléo Silva e até Marco Antônio e Patrick Allan vão precisar crescer de produção, além de manter uma regularidade jamais vista até o momento. Os novatos Sousa, Gustavo Maia e Tiago Lopes, precisam “entregar” mais. Marco Carvalho, Andrey e Mezenga chegam com a responsabilidade de fazer o time evoluir, pra quando reencontrar o torcedor (público especial) diante do Remo, no final do mês, contar com o devido apoio necessário para vitórias nos Aflitos. Quanto a Mazola, prefiro aguardar os acontecimentos…
Essa história de colocar o garoto na hora certa pra não queimar o jogador é balela. Não tem “quando”! É “como” se lança o jovem em uma partida de profissionais. Vejam lá o que vocês vão fazer com Thalissinho, comandantes do futebol Timbu. Colocar um possível sucessor de Robinho e Erick pra voltar a jogar no sub-20 pode ter um efeito devastador na confiança do garoto. Que ele não deixe de constar na lista de convocados para os próximos jogos dos profissionais. Se isso acontecer, vocês estarão ensinando de verdade (através de ações bastante desinteligentes), como se queima um jogador!
Quem cai primeiro?
Que time perderá primeiro a invencibilidade na Série B? Santos ou Sport? Pra mim o peixe não cai antes da 7a rodada quando enfrentará o América em Minas. Já o Leão, não perde antes da 8a contra o Goiás em Goiânia. Lembrando que América, Goiás, Chape e Botafogo SP também seguem invictos na competição.
Eu hein?! Nem pensar…
A ideia da CBF de convidar os clubes gaúchos pra treinarem em São Paulo, no Rio e até mesmo aqui em Pernambuco é totalmente sem noção. Ô “Fi di uma ronquifuça” tu deixaria tua mulher, filho(s), pai ou mãe num local incerto e inseguro pra ir prum outro Estado treinar e jogar futebol? Que jogador, treinador, ou qualquer profissional da comissão técnica concordaria ou se submeteria a isso? Mente brilhante, faça-me o favor: pergunta pro gremista Kleiton ou pro colorado Kledir se eles concordam. A resposta está no título!