Esportes DP

COLUNA

Léo Medrado: 'Se a tragédia estivesse acontecendo do Rio ou em São Paulo, ainda estaríamos com os campeonatos em andamento?'

Os clubes exercem uma enorme pressão para o Brasileirão continuar

postado em 08/05/2024 08:52

<i>(Foto: CARLOS FABAL / AFP



)</i>

Futebol Solidário
Não! Não se trata da campanha do Governo Jarbas Vasconcelos para se arrecadar alimentos não perecíveis em troca por ingressos nos estádios. Refiro-me ao que deveria acontecer por parte dos clubes brasileiros, apoiando a solicitação dos representantes gaúchos pela paralisação dos campeonatos nacionais por 20 dias. Alguns clubes do eixo Rio/SP são contrários à paralisação. Eles não assumem publicamente seus posicionamentos mas exercem uma enorme pressão sobre o Presidente Ednaldo Rodrigues para que ele não pare a Série A. Pra mim, tinha que parar. E não “apenas” pela questão solidária mas também pela disparidade técnica que acontecerá com a impossibilidade de treinamentos por parte dos clubes gaúchos. Inter, Grêmio e Juventude têm seus estádios e campos de treinamento alagados. Os adversários terão condições de tirar proveito disso. Dez  jogos envolvendo os gaúchos serão adiados no fim de semana pelas Séries A,C e D. Não há representantes dos pampas na Série B, que também poderia ser paralisada, mas as ações de arrecadação nos jogos, voltadas para ajudar as vítimas das enchentes, como a que o Sport está fazendo, são muito mais contributivas. Uma pergunta ecoa alto dentre os desportistas rio-grandenses: se a tragédia estivesse  acontecendo do Rio ou em São Paulo, ainda estaríamos com os campeonatos em andamento? A gente sabe a resposta, né?

Maio decisivo
Alguns cronistas e alguns torcedores insistem em desacreditar no trabalho de Mariano Soso. Desconfiam do rendimento e dos resultados que advirão sob o seu comando. Confesso que, no início,  fiquei “com um pé atrás”. O excesso de alternância no time titular fazia-me acreditar numa certa insegurança nas decisões de Mariano. Mas hoje, acredito em Soso. Creio no acesso. Ratifico, porém, o que disse no Traíras: o mês de maio será decisivo para terminar (ou pelo menos atenuar) a descrença dos ainda desconfiados. Serão quatro jogos em casa: Brusque, Avaí, Atlético MG e Fortaleza. E dois fora: Ituano e Goiás. O jogo contra o CRB foi adiado por conta do Nordestão. A desclassificação pelo Atlético MG tá na conta. Se ao final do mês permanecer no G4 e chegar à final da Copa do NE, Mariano Soso irá sem dúvida, passar de passagem pelos mais recentes longevos na Ilha, tais quais Nelsinho Batista, o filho Eduardo Batista, Geninho…

Simples e eficaz
Lona plástica! Ela deveria constar no regulamento e ser obrigatória em todos os alambrados que dividem as torcidas. Em São Januário, por exemplo, evitou que os catarinenses do Criciúma, presentes no estádio, fossem extintos do planeta após meterem 4x0 no Vasco. Na Ilha e nos Aflitos (nos clássicos) são utilizadas. Sem a visão do que acontece do outro lado da tapadeira, não há troca de “amabilidades” entre alguns valentões que frequentam os estádio. Algo simples, porém eficaz.

Tricolor Raiz
Maciel Melo, entrevistado ontem no Léo Medrado e Traíras, por Lucchesi, Marcos e eu, ratificou a sua fidelidade ao Santa Cruz. Não importa a Série. Não tem essa de torcedor de aluguel. Quando questionamos que o Santa só iria pra Copa do Brasil 2025 se o Sport fosse vitorioso nas Copas ou subisse de divisão, Maciel foi enfático: “Eu quero ir pra Copa do Brasil”. Mas em nenhum momento falou que iria torcer pelo Sport…mas irá!