Enchentes inviabilizaram atividades esportivas no RS (Foto: AFP)
A Liga Forte União divulgou nesta segunda-feira (13/5) um posicionamento oficial sobre a discussão acerca da paralisação do futebol brasileiro em meio à tragédia que assola o Rio Grande do Sul. Onze clubes assinam o documento, em que se mostram favoráveis à suspensão das competições. O ofício foi endereçado à CBF, que pediu a manifestação dos clubes sobre a proposta e marcou uma reunião para o dia 27 de maio para discutir o assunto.
Assinam o texto Atlético-GO, Athetico-PR, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Juventude, Fluminense, Fortaleza, Botafogo, Internacional e Vasco da Gama. Juntos, os times são a maioria dos 20 times que disputam a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.
Os clubes que compõem a Liga Forte solicitam que o futebol seja paralisado por duas rodadas e retorne a partir do dia 01 de junho. Como argumento para o pedido, os times citam uma “medida humanitária, consensual e de justiça de competição”. E relembram que a estrutura de treinamento e jogo dos clubes gaúchos que disputam a Série A do Brasileirão foram completamente destruídas pelas enchentes, o que impossibilita o mando de campo. Cita ainda a dificuldade de deslocamento, seja aéreo ou viário.
Nesta segunda-feira, todos os clubes da Liga Forte União na Série A se posicionaram perante o ofício enviado pela Confederação Brasileira de Futebol. De forma unânime e em bloco, todos são a favor da paralisação imediata do Campeonato Brasileiro até a data de 31 de maio de 2024.%u2026