Náutico volta a ter atuação ruim, perde para o São José na Série C (Foto: Júlio César Martins / Náutico)
Timbu sem alma
Vencer era fundamental. Era o tal “jogo da afirmação”, encarando o lanterna. Porém, a vitória não veio. Em mais um jogo horrível, o Náutico é derrotado pelo São José, por 2x0, e cai para a 12ª colocação da Série C. O frio intenso e o gramado sintético eram adversários para os dois lados. Sem jogadas trabalhadas, com a bola quicando no gramado, as oportunidades de gols surgiram com bolas alçadas na área. O Náutico teve uma única chance, com um minuto, quando Paulo Sérgio chutou para o gol e a bola foi desviada para escanteio. E só. Com o zagueiro Guilherme Matos na direita, Mazola Júnior pensou em liberar Luiz Paulo na esquerda e segurar as jogadas aéreas do time gaúcho. Nem uma coisa, nem outra. Luiz Paulo saiu aos 33, após um choque na cabeça. E todas as bolas na área alvirrubra eram um tormento. Quando parecia que o jogo viraria 0x0 para o intervalo, veio o gol do São José. Aos 48, em outra cobrança de lateral do volante Nonato (um tormento na defesa alvirrubra), a bola é colocada na entrada da pequena área e o zagueiro Fredson, livre de marcação, abre o placar de cabeça.
No segundo tempo, nada de mudanças no Náutico. Mazola poderia ter feito algumas alterações. Dentro de campo, o time continuava sem atitude. O São José levava mais perigo e teve, logo de início, uma chance com Renê, com Jeferson Romário fazendo uma grande defesa. Aos 10 minutos, Mazola colocou Thiago Lopes e Patrick Alan. Mas, ambos não renderam. Pior: aos 28, veio o segundo gol do São José. Cruzamento na entrada da área, ninguém do Timbu marcando e Marcos Calazans, livre, chuta no canto esquerdo do goleiro alvirrubro. Mazola mandou a campo Kauã e Bruno Mezenga. Seguiu improdutivo. O Náutico não levava perigo e o São José teve chances de ampliar. Muitos apostavam em uma reação do Timbu, após a goleada em cima do Remo. Segue sendo um time sem alma, sem espírito vencedor, com uma postura de quem não vai para brigar por nada neste Brasileiro. Vergonha!
Novos modelos
O Sport só joga na Série B na próxima segunda-feira. Uma semana cheia para que treinos e conversas com o elenco. E a diretoria, também, precisa chegar junto. As últimas partidas foram marcadas por muitos erros dentro de campo e do banco. Soso tem que repensar em novos modelos de jogos, quem sabe retomar a ideia do 3-5-2. Ficou claro que o sistema defensivo se tornou um dos problemas graves da equipe – ao lado dos erros de finalizações.
Adeus, maio!
Nesta temporada, o Sport fez 34 partidas, com 20 vitórias, seis empates e oito derrotas. Um aproveitamento de 64,7%. Números que podem ser considerados bons para Mariano Soso e elenco. A bronca é que quatro dessas derrotas foram justamente neste mês de maio. E que abalaram a confiança do torcedor rubro-negro. Que junho seja o mês da volta por cima!
Melhor da Fifa?
Vinícius Júnior foi eleito o craque da Liga dos Campeões, prêmio da Uefa. Agora, a expectativa é se o atacante brasileiro será o vencedor do prêmio da Fifa. Lembrando que temos Copa América e Eurocopa começando em breve. E, muitas vezes, pode sair, destas competições o vencedor do prêmio maior do futebol mundial. E aí, você aposta em outro jogador?