Pernambuco possui quatro clubes reconhecidos com a chancela da CBF (Foto: Divulgação)
Nos últimos anos, o Brasil tem perdido muitos jovens talentos para o exterior precocemente. Uma das medidas para proteger o clube responsável por formar o profissional é a emissão do Certificado de Clube Formador (CCF), concedido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em entrevista exclusiva ao Momento Esportivo, da Rádio Clube, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, informou que Pernambuco agora possui quatro clubes reconhecidos com a chancela de formador da CBF.
Agora, Pernambuco se tornou o Estado do Norte e Nordeste com mais clubes que possuem o certificado de clube formador. Ao todo, quatro equipes pernambucanas detém a chancela da CBF: Sport, Náutico, Retrô e o Porto.
“Vou dizer em primeira mão, a federação não só obteve o certificado de clube formador do Náutico, mas também do Porto. Pernambuco passa a ser o Estado entre todos os demais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste com mais clubes com a certificação de clube formador internacional da FIFA. Temos o Sport, Náutico, Retrô e o Porto”, disse o mandatário da federação.
“Para Pernambuco é importante mostrar a relevância, o peso, a força, a organização da nossa federação e dos nossos clubes. Não adianta, o clube não consegue receber os certificados sem a federação”, acrescentou.
Santa Cruz segue de fora da lista
Uma das promessas feitas pelo presidente do Santa Cruz, Bruno Rodrigues, é retomar o certificado de clube formador para as categorias de base. Com esse intuito, o clube está passando por um processo de reorganização em seu departamento de base. Em razão dessas mudanças, Evandro Carvalho acredita que falta pouco para que o Tricolor do Arruda encaminhe a solicitação à CBF.
“A exceção é o Santa Cruz que eu estou trabalhando incansavelmente desde a gestão anterior, realmente era previsto que o Santa Cruz daria um trabalho maior, mas estamos muito avançados. Eespero até o final deste ano, no mais tardar até julho do próximo ano, também colocar o Santa Cruz nesse patamar”, ressaltou.