Esportes DP

COBERTURA

Diario de Pernambuco vai estar presente na final da Taça Libertadores

Jornalista Marcelo Cavalcante vai acompanhar todos os passos de Botafogo x Atlético-MG no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (ARG)

postado em 09/11/2024 10:03 / atualizado em 08/11/2024 20:22

<i>(Foto: LUIS ROBAYO / AFP)</i>
A Taça Libertadores da América, a mais importante competição de clubes do continente,  está chegando ao final de mais uma edição. E o Brasil vai brilhar mais uma vez.  Atlético-MG e Botafogo vão pisar no gramado do estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, no próximo dia 30, para duelo único e decisivo da competição. Uma final com protagonistas inéditos e que o Diario de Pernambuco vai acompanhar bem de perto. O jornalista Marcelo Cavalcante vai estar na capital da Argentina para mostrar os bastidores e curiosidades sobre o palco da partida, torcedores e as equipes, em todas as plataformas, principalmente nas  redes sociais.

"Atrelar a marca do Diario de Pernambuco, no início da contagem regressiva para os 200 anos, a uma cobertura da decisão da Libertadores é especial e nos enche de orgulho. Ainda mais com dois clubes brasileiros envolvidos, Botafogo e Atlético-MG, que deixa o Brasil ainda mais em evidência. E nossos leitores e internautas vão poder conferir detalhes exclusivos desse grande evento do futebol da América do Sul", enfatizou Diogo Noronha, diretor comercial do Diario de Pernambuco.
 
CAMPANHAS  
As duas equipes brasileiras vivem momentos importantes na temporada e merecem estar na final. O Botafogo-RJ chega na grande decisão pela primeira vez e, portanto, levantar a taça da competição será um feito inédito. O Fogão chegou na final com uma campanha de recuperação. Nas duas primeiras rodadas da fase de grupos, duas derrotas. A partir daí, o time carioca evoluiu. Passou apertado pelos rivais brasileiros Palmeiras e São Paulo.  Nas semifinais, atropelou o Peñarol no  primeiro jogo, por 5x0, e, mesmo perdendo a segunda partida, por 3x1, chegou na final. E cheio de confiança. Afinal, o Botafogo apresenta o melhor futebol no Brasil e segue líder do Brasileirão.
 
<i>(Foto: Eitan ABRAMOVICH / AFP)</i>
 
O Atlético-MG se classificou na fase de grupos na liderança. Fez uma boa campanha que encheu a torcida de muita confiança. Nas oitavas de final, passou sufoco para eliminar o San Lorenzo, nas oitavas de final, e o Fluminense, em duas partidas acirradas, pelas quartas-de-final. Na semifinal, não teve pena do River Plate. No primeiro jogo, 3x0 para o Galo e, no segundo confronto, garantiu o empate sem gols. O clube mineiro busca o seu segundo título da história. O primeiro aconteceu em 2013, quando superou o Olímpia, do Paraguai. Outro atrativo nessa decisão brasileira é briga pela artilharia. No momento, o botafoguense Júnior Santos lidera, com nove gols. Paulinho, do Atlético-MG, está na cola, com sete. 
 
<i>(Foto: JUAN MABROMATA / AFP)</i>
 
TÍTULOS 
Essa é a 64ª edição da Taça Libertadores. Até agora, 28 clubes diferentes levantaram a taça. O clube que ainda está no topo de maior vencedor da competição é o Independiente,  da Argentina, que levantou a taça sete vezes. Logo atrás, o rival Boca Juníors, com seis. O Peñarol, do Uruguai, tem cinco. Entre os brasileiros, São Paulo, Santos, Grêmio, Palmeiras e Flamengo conquistaram três títulos cada. No entanto,  o Brasil marcou presença nas últimas cinco edições, uma prova que os clubes brasileiros estão mais forcados na competição. 
 
HISTÓRIA 
A Taça da Libertadores da América nasceu em 1960, mas somente em 2019 a Conmebol decidiu realizar a final em partida única. Isso porque, no ano anterior, Boca Juniors e River Plate protagonizaram cenas de violência pelas ruas de Buenos Aires. A decisão acabou sendo realizada em Madri. O jornalista Marcelo Cavalcante lembra que, apesar de vários episódios de violência na história da competição, a Libertadores tem um charme especial.

“A Libertadores é uma disputa que valoriza  a garra das equipes. O formato de fase de grupos e depois mata-mata, chegando até a final, é muito interessante. Garante emoção do começo ao fim. Acompanhar a decisão para o Diario será um desafio”. 

Tags: atletico botafogo libertadores pernambuco de diario cobertura futebol