Esportes DP

NEYMAR

'A gente poder rir de novo': Torcida celebra retorno de Neymar

Neymar assinou contrato até 30 de junho

postado em 31/01/2025 18:01

<i>(Foto: AFP)</i>
Horas antes do início do show, do lado de fora do estádio já se viam dezenas de torcedores vestidos com o preto e branco santista. A loja oficial do clube exibe camisetas com o nome Neymar e o número 10.

O Santos anunciou nesta sexta que seu badalado reforço, que no início da semana rescindiu seu contrato milionário com os sauditas do Al-Hilal, usará o mítico número imortalizado por Pelé. Durante sua primeira passagem pelo Santos, durante a qual conquistou a terceira e última Copa Libertadores do time alvinegro, Neymar vestiu a 11.

A camisa 10 estava sem dono desde o inédito rebaixamento do Peixe em 2023. A diretoria considerou que usá-la na segunda divisão mancharia o legado de Pelé.

O retorno de Neymar "representa o renascimento do Santos como clube, como instituição. Agora nós sabemos que dias melhores virão. Já está acontecendo", afirma Victor Hugo Arantes, 45 anos, membro da torcida Sangue Jovem.

Neymar assinou contrato até 30 de junho, segundo a imprensa local, com a esperança de se recuperar fisicamente e retomar ritmo para tentar voltar à Europa e chegar em alta para a Copa do Mundo de 2026, para a qual se dá como certo que o Brasil, apesar de seu desempenho fraco, se classificará.

Sua decepcionante passagem pelo Al-Hilal não diminui a esperança da torcida alvinegra. Atormentado por lesões, ele disputou apenas sete partidas em 17 meses pelo Al-Hilal, a última delas em novembro. Ao contrário: os santistas acreditam que a presença do craque impulsionará um elenco que teve um início fraco no Campeonato Paulista, que o clube não conquista desde 2016.

"Ultimamente, o santista não vem sendo feliz. Sofreu com o rebaixamento, uma dor para o santista como quem perde alguém da família", afirma Lida Eduarda, uma biomédica de 28 anos que usa a camiseta azul do Santos que Neymar tornou famosa antes de partir para a Europa. "Agora a gente poder rir de novo, ter essa felicidade de que o Santos não vai passar pelo que passou", comemora.