O futebol brasileiro terá novamente um retorno de grande impacto e repercussão em escala mundial. Neymar já tem acertada a sua volta ao Santos, após 12 anos de sua saída do clube em que foi revelado. Neste período longe da Vila Belmiro, Neymar atuou por Barcelona, PSG e Al-Hilal e conquistou títulos relevantes como uma Liga dos Campeões, quatro Campeonatos Franceses e dois Campeonatos Espanhóis.
O retorno do atleta ao futebol brasileiro com apenas 32 anos de idade gerou questionamentos sobre importância histórica desse retorno, como uma das maiores contratações do futebol brasileiro de todos os tempos. Com esta volta, relembre os maiores e mais bombásticos retornos ao Brasil na história.
Romário chega ao Flamengo como melhor do mundo
Em 1995, o futebol brasileiro se surpreendeu com uma contratação bombástica. Após ser campeão do mundo em 1994 e posteriormente eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, o baixinho Romário decidiu por retornar ao futebol nacional, deixando o Barcelona e acertando sua ida ao Flamengo.
O clube carioca pagou 4,5 milhões de dólares a equipe espanhola para contar com o atacante, que chegava à gávea com o status de “melhor do mundo”. O craque brasileiro atuou pelo Flamengo entre 1995 e 1999, com passagens pelo Valência no período.
(Foto: Divulgação / Flamengo)
Com a camisa do rubro-negro carioca, o “baixinho” balançou as redes 204 vezes, quinto maior artilheiro da história do clube, e conquistou dois Campeonatos Cariocas, uma Copa Mercosul e uma Copa dos Campeões Mundiais em 1997.
Ronaldo Fenômeno volta ao Brasil para atuar pelo Corinthians
Outra contratação de grande magnitude para o futebol brasileiro foi a chegada de Ronaldo Fenômeno ao Corinthians. Em 2009, o craque brasileiro, que estava sem atuar por quase um ano devido a uma lesão e sem clube após deixar o Milan, anunciou o retorno ao Brasil, para vestir a camisa do alvinegro paulista.
Ronaldo chegou ao Timão com 32 anos, porém sem as condições físicas de outros momentos da carreira. A contratação do Fenômeno foi um sucesso fora de campo e foi considerado o maior negócio de marketing da história do clube, devido ao atrativo de patrocinadores que o nome de Ronaldo trouxe.
(Foto: Daniel Augusto Jr/Ag.Corinthians)
Apesar do sucesso fora de campo, o centroavante também contribuiu dentro das quatro linhas pelo clube paulista. Conquistando o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil em 2009 e marcando 35 gols em 69 jogos na sua passagem pelo Corinthians.
Ronaldinho Gaúcho acerta com o Flamengo em 2011
Em período de baixa pelo Milan, Ronaldinho Gaúcho tinha o desejo de retornar ao futebol brasileiro para a sequência de sua carreira. O clube favorito para ter o “bruxo” foi o Grêmio, clube em que Ronaldinho foi revelado, porém atleta acertou sua ida ao Flamengo, em 2011.
Chegando com uma grande bagagem e inúmeros títulos no futebol europeu, incluindo duas vezes eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, Ronaldinho chegava ao clube carioca cercado de expectativas e euforia da torcida.
Em passagem de apenas 72 jogos pelo clube carioca, Ronaldinho marcou 28 gols e conquistou o Campeonato Carioca de 2011. Uma das partidas mais emblemáticas do bruxo, foi diante do Santos de Neymar, com três gols marcados e lances memoráveis. Passagem durou pouco e se encerrou com a ida ao Atlético-MG, em 2012.