Santa Cruz vive estágio avançado para a constituição da SAF (Foto: Divulgação/ SCFC)
Com o Santa Cruz muito próximo de se tornar a primeira SAF do trio de ferro pernambucano, o Náutico com proposta não vinculante assinada para seguir o mesmo caminho e o Sport acenando positivamente para também se tornar clube-empresa, confira o que significa a SAF e o que muda nos clubes.
A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) foi criada em 2021, pelo Congresso Nacional através da Lei da SAF. O intuito principal dessa lei foi para a possibilidade de clubes de futebol realizarem a transição do modelo associativo tradicional, para clubes-empresa.
A grande parte dos clubes brasileiros seguem o modelo de associação civil, sem fins lucrativos, composto em sua estrutura por sócios. Dentro dessa sociedade são eleitos representantes para os principais cargos do clube, através de eleições, que ocorrem em um intervalo de anos dependendo do estatuto do clube específico.
Quando um clube se torna SAF, deixa em aberto a possibilidade da venda da sua sociedade para potenciais proprietários, que podem realizar a compra parcial ou total do clube, dependendo da porcentagem negociada. Após a venda, o novo proprietário tem poder de decisão de maneira definitiva no clube e só deixa o cargo caso venda a sua participação naquela empresa para outro investidor. Vale lembrar que um clube pode ser adquirido por um ou mais proprietários ou até por fundos de investimento.
Dentro do modelo de um clube-empresa, o proprietário, ou grupo de proprietários, é quem contrata os profissionais que irão integrar a estrutura do futebol de um determinado clube. Estes profissionais são admitidos e demitidos apenas pelos investidores com o maior poder de decisão no clube.
A tendência da SAF se espalhou rapidamente pelo futebol nacional como grande solução para clubes com grandes dificuldades financeiras e dívidas. Dentro desse modelo os clubes recebem grande injeção de dinheiro externo para se reestruturarem financeiramente e conquistarem objetivos esportivos, além de melhorias na estrutura do clube, dependendo do contrato estabelecido.
Para os empresários que adquiriram determinado clube, o negócio também se torna atrativo pela possibilidade de retorno financeiro a médio, longo prazo. Dentre as possibilidades de ganhos financeiros estão a venda do clube em um futuro próximo por um valor superior ao comprado e lucros conquistados com o próprio clube e sua receita.