Programa Léo Medrado & Traíras (Foto: Reprodução/Traíras)
O mau momento da arbitragem local no Estadual fez os quatro principais clubes - Sport, Santa Cruz, Náutico e Retrô - pressionarem a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para utilização imediata do VAR e arbitragem de fora do estado. De acordo com o presidente da FPF, Evandro Carvalho, o árbitro de vídeo só será usado na 2ª fase, em virtude da falta de unanimidade no Conselho Arbitral para uso da tecnologia já a partir da 1ª fase.
Em entrevista nesta quinta-feira (30/01) ao programa Léo Medrado & Traíras no YouTube, o dirigente sinalizou que, para 2026, vai propor duas situações para ter o VAR desde o começo da competição.
“A federação fará duas propostas, o serviço do VAR em todos os jogos e após negativas que provavelmente virão dos clubes intermediários, a federação irá propor uma votação para os clubes que desejam o VAR em suas partidas. Pois aqueles que aprovarem terão o benefício e os clubes que negam, não poderão apontar erros em relação a igualdade”, expliou o presidente
“Este problema de VAR em Pernambuco não irá mais existir. Haverá VAR na primeira fase para todos os clubes que aprovarem o recurso”, afirmou Evandro.
“O pacote para realização de todas as partidas deste ano foi de R,1 milhões. existem duas empresas que fazem o VAR, essa foi a mais barata”, esclareceu sobre os valores do VAR.