Esportes DP

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Santa Cruz e Maguary aguardam semifinais; Sport e Náutico lidam com sequência desgastante

Enquanto Santa Cruz e Maguary terão um período de 15 dias sem partidas, Sport e Náutico enfrentarão três jogos neste intervalo

postado em 24/02/2025 14:00 / atualizado em 24/02/2025 14:00

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP Foto)</i>
A diferença na programação dos jogos entre as equipes do Campeonato Pernambucano representa um obstáculo adicional. Enquanto Santa Cruz e Maguary terão um período de 15 dias sem partidas, Sport e Náutico enfrentarão três jogos neste intervalo. A calendário apertado gerou críticas anteriores dos treinadores rubro-negro e alvirrubro, que já manifestaram preocupação com o desgaste e lesões dos jogadores ao longo da temporada.

Garantido na semifinal do Pernambucano, o Santa Cruz encerrou sua participação na fase de grupos no último sábado (22), com um empate sem gols contra o Maguary. A equipe comandada por Itamar Schülle agora aguarda a definição do adversário e pode focar exclusivamente na preparação para o mata-mata. O mesmo ocorre com o Maguary, que também aguarda as quartas de final para conhecer seu próximo oponente.

Por outro lado, Sport e Náutico terão uma rotina mais intensa. Ambos vão disputar as quartas de final do Pernambucano e ainda têm compromissos pela Copa do Brasil e Copa do Nordeste, competição em que buscam classificação para a próxima fase. O Timbu, inclusive, vive uma situação mais crítica em termos de planejamento, pois enfrenta um problema logístico envolvendo o duelo contra Sampaio Corrêa, marcada para o dia 5 de março, na quarta-feira de cinzas.

Reunião entre FPF e CBF para ajustes no calendário
Diante do cenário desafiador, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) agendou uma reunião com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para esta segunda-feira (24). Em contato com o Diario de Pernambuco, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, confirmou que o encontro tratará, entre outros temas, da logística do Náutico na Copa do Nordeste. A expectativa é que a definição da tabela das quartas de final do Estadual também seja debatida, visando minimizar impactos para as equipes envolvidas.

As reclamações sobre o calendário não são novidade. Recentemente, os técnicos do Sport e do Náutico manifestaram insatisfação com a sobrecarga de jogos em curto espaço de tempo. O Leão e o Timbu, que já enfrentam dificuldades com lesões e suspensões, buscam alternativas para equilibrar o desgaste do elenco na reta final do primeiro semestre da temporada.

Confira jogos do Sport:
  • 25/02: Operário-VG x Sport - estádio Dutrinha-MT (Copa do Brasil)
  • 03/03: Sport x Decisão - estádio da Ilha do Retiro (Campeonato Pernambucano) 
  • 05/03: Sport x CRB - estádio Ilha do Retiro (Copa do Nordeste)

Confira jogos do Náutico:
  • 26/02: CSA x Náutico - estádio Rei Pelé (Copa do Nordeste)
  • 02/02: Náutico x Retrô - estádio Aflitos (Campeonato Pernambucano)
  • 05/02: Sampaio Corrêa x Náutico - estádio Rei Pelé (Copa do Nordeste)

*Jogos das quartas do Pernambuco ainda aguardam definição da data que será realizada pela FPF
*Semifinais do Pernambucano estão previstas para 08/03 e 09/03 (ida) e 15/03 e 16/03 (volta)

Tags: pesada sequencia partidas cansaço obstaculo semifinais nautico sport maguary cruz santa