(Foto: Divulgação/Eternamente Sport, Divulgação/CNC e Divugalação/SCFC)
O futebol e o carnaval são duas paixões dos pernambucanos que se entrelaçam de maneira única. A festa carnavalesca não deixa de ser o palco perfeito para os torcedores se reunirem e celebrarem sua paixão clubística. No Recife, Olinda e interior, os blocos e troças carnavalescas se tornam um espaço para os torcedores de Náutico, Sport e Santa Cruz demonstrarem o amor pelo seu time, sem que a rivalidade e a alegria da folia se misturem.
O Náutico, que atravessa um período de oscilação dentro de campo, garante a animação dos seus torcedores nas ruas do Recife e região. O bloco "Timbu Coroado", criado na década de 1930, é o mais antigo entre os blocos carnavalescos dos clubes pernambucanos e se tornou um dos maiores símbolos da festa para os alvirrubros. Com milhares de foliões, o bloco percorre o bairro Aflitos, reduto do time, e promete mais uma edição animada com trio elétrico e atrações nos Aflitos, um dos principais bairros da cidade.
Rubro-negros em folia: uma legião de leoninos nas ruas
No lado rubro-negro, a festa também é garantida. Mesmo após uma eliminação precoce na Copa do Brasil, o carnaval surge como uma forma de alívio para os torcedores do Sport, que se destacam por sua quantidade de blocos, troças e agremiações espalhados por Pernambuco. Entre os mais comentados está a Troça Carnavalesca Futebolística e Cervejeira Eternamente Sport, que desfila com grande animação nas ladeiras de Olinda. A concentração ocorre no tradicional ponto da sede do Homem da Meia Noite, e o desfile promete arrastar centenas de rubro-negros para celebrar, o amor pelo carnaval e pelo Leão.
Tricolores na folia: festa em três cores em Olinda
No Santa Cruz, a fase positiva dentro de campo se reflete na energia dos torcedores durante o carnaval. Os blocos tricolores são um espetáculo à parte. Entre os mais populares estão a "Cobra Fumando" e a troça "Minha Cobra". A Troça Carnavalesca Mista Ofídica Etílica Erótica Minha Cobra, que sai às 9h14 do Largo do Bonsucesso, já se tornou um dos maiores destaques do carnaval de Olinda. Enquanto isso, o bloco "Cobra Fumando" percorre o Arruda e suas proximidades, garantindo que o espírito tricolor domine as ruas da cidade.
Futebol e carnaval
Em Pernambuco, o carnaval vai muito além das fantasias e dos desfiles. Para os torcedores dos três maiores clubes do estado, é uma forma de expressar seu amor pelo futebol e, ao mesmo tempo, celebrar as cores e as tradições de cada equipe. Seja nas ruas do Recife, nas ladeiras de Olinda ou nas praças do interior, os blocos e troças carnavalescas mantêm viva a chama da rivalidade esportiva, mas também reforçam o que há de mais belo na cultura pernambucana: a união do futebol e carnaval.
Os blocos do Naútico
Timbu Coroado (Recife; domingo 02/03 às 10h)
Bloco Náutico Pesqueira (Pesqueira; domingo 02/03 às 22h)
Alvirrubros em Folia (Pesqueira; domingo 02/03 às 21h)
Os blocos do Sport
Sport Pesqueira (Pesqueira; terça-feira 04/03 às 22h)
Rubro-negro de Coração (São José da Coroa Grande; segunda-feira 03/03 às 17h)
Sport na folia (Sertânia; segunda feira 03/03)
Bloco Cazá Cazá (Condado; terça-feira 04/03 às 14h)
Troça Carnavalesca Boi Rubro-negro (Camaragibe; segunda feira 03/03 às 11h )
Eternamente Sport (Olinda, Sítio Histórico; domingo 02/03 às 13h)
Torcida do Sport (Bom Jardim; terça-feira 04/03 às 12h)
Leões da Mata (Palmares; 27/02)*
Leão da Ilha (Carpina; 24/02)*
As Marias do Sport (Mercado da Boa Vista; 15/02)*
Os blocos do Santa Cruz
Cobra Fumando (Sede Social do Santa Cruz; com desfile na segunda-feira 03/03 às 13h)
Minha Cobra (Largo do Bonsucesso, Olinda; segunda-feira 03/03 às 09h14)
Santa paixão tricolor de coração (São José da Coroa Grande; domingo 02/03 às 18h)
Paixão Coral (Pesqueira; na segunda-feira 03/03 às 22h)
Naza Coral (Nazaré da Mata; domingo 02/03 às 13h)
Tricolor Folia (São Joaquim do Monte; domingo 02/03 às 9h)
Veneno Coral (Bom Jardim; domingo 02/03 às 8h)
Furacão Coral (Ribeirão, 28/02)*
Santamares (Palmares; 26/02)*
*Blocos de clubes de Pernambuco que já aconteceram