Legião de técnicos portugueses toma conta do Brasileirão (Foto: Divulgação/Palmeiras, Divulgação/Santos, Divulgação/Botafogo, Divulgação/Cruzeiro e Divulgação/SCR)
A temporada 2025 da Série A do Campeonato Brasileiro promete ser uma das mais emocionantes e dinâmicas da história recente. Não só pela qualidade das equipes e dos jogadores, mas também pela intensa "dança dos treinadores", que já se tornou uma característica dos últimos anos. O que chama a atenção é a presença cada vez maior de técnicos estrangeiros à frente dos clubes da Série A, uma tendência que segue em alta.
Com o campeonato começando neste sábado (29), a competição reúne 20 equipes e, entre elas, nove são comandadas por treinadores de fora do Brasil. A continuidade de trabalhos como o do português Abel Ferreira no Palmeiras, que segue desde o final de 2020, e o do argentino Pablo Vojvoda no Fortaleza, que ocupa o cargo desde 2021, é um reflexo do novo cenário que toma conta. A dupla possui os trabalhos mais longevos da divisão.
Porém, o cenário não é restrito apenas a essas duas equipes. O Corinthians, por exemplo, apostou no experiente Ramon Díaz, da Argentina, enquanto o Santos trouxe o português Pedro Caixinha para comandar seu elenco. Além disso, equipes como o atual campeão Botafogo, com Renato Paiva, e o Cruzeiro, com Leonardo Jardim, seguem firmes na busca por objetivos altos. Outros clubes como São Paulo, Grêmio e Sport também possuem técnicos estrangeiros, o que mostra o movimento crescente de internacionalização nas comissões técnicas.