Fora da zona de rebaixamento e buscando melhorar para encostar no G4 da Série B, o Náutico parece que achou uma arma letal contra os adversários na última rodada. O volante Richard Franco vem exercendo um papel fundamental taticamente e marcou dois gols contra o Novorizontino. Com quatro tentos e quatro assistências na temporada, o paraguaio já possui a melhor média de participação direta em gols da carreira.
Saiba mais
A evolução vem andando lado a lado com a necessidade do Timbu de achar um atacante artilheiro. A última vez que Franco teve números semelhantes foi em 2017, pelo Sol de América-PAR, mas alcançou com um jogo a mais do que neste ano. Com poucas opções que conseguiram render o esperado como centroavante ou ponta, o treinador Roberto Fernandes achou o elemento surpresa ideal.
O paraguaio vem ‘pisando na área’, como os técnicos costumam falar, e vem agradando os torcedores alvirrubros. Atuando como terceiro homem mais avançado na faixa central, ao lado de Victor Ferraz e um primeiro volante, o atleta tem liberdade para chegar até a área e auxiliar Jean Carlos e o atacante da equipe. O sistema no 3-5-2 escolhido pelo técnico potencializou o futebol do volante.
O clube vem sendo refém de gols em 2022. O atacante Kieza, prejudicado por lesões musculares, possui apenas nove partidas na temporada e não balançou as redes nenhuma vez. O substituto imediato, Léo Passos, marcou dois gols e deu uma assistência em 21 confrontos com a camisa do time, porém caiu muito de produção e rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho, virando desfalque até o próximo ano.
As duas opções que fazem o papel de camisa 9 disponíveis no elenco são Amarildo e Júlio. O primeiro tem apenas dois tentos em 20 partidas, e também não conseguiu se firmar entre os titulares. Os melhores números são do jovem da base do Náutico. Júlio possui dois gols em nove embates pelo profissional nesta temporada, e é um pedido constante da torcida, mas não teve tantas oportunidades.
No último sábado, o ponta Geuvânio fez o papel de centroavante. Entretanto, o jogador ainda não está em plena forma física e com o ritmo de jogo dos demais do elenco, o que afeta no seu desempenho. Por outro lado, nas duas últimas rodadas, quando entrou de titular, conseguiu ter boas atuações. Enquanto Roberto não encontra seu 9 ideal, Richard Franco deve continuar sendo umas das opções para superar a adversidade.