Gabriel Santiago celebrando o gol da grande vitória alvirrubra (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
O primeiro passo. Náutico aproveitou o mando de campo, venceu o Cruzeiro por 1 a 0 no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil e conseguiu boa vantagem na luta por vaga às oitavas de final. Na noite desta quinta-feira (13), nos Aflitos, Gabriel Santiago, que incendiou o jogo após entrar na segunda etapa, marcou o único gol da partida e ajudou o Timbu na luta por mais uma classificação na competição nacional.
O Timbu só volta aos gramados para o duelo de volta contra a Raposa, que acontecerá apenas no dia 25 de abril, às 19h, na Arena Independência. Os mineiros terão dois compromissos pela Série A do Campeonato Brasileiro antes de voltarem a encarar os alvirrubros, tendo Corinthians e Grêmio pelo caminho.
Primeiro tempo dominado pelos visitantes. Sem conseguir levar perigo ao gol de Rafael Cabral, o Náutico foi pressionado pelo Cruzeiro nos primeiros 45 minutos da partida desde o começo. Após chegar com Bruno Rodrigues, a Raposa teve uma grande chance com Gilberto, que conseguiu driblar o goleiro Vágner, mas com pouco ângulo e desequilibrado, não pegou bem na bola e mandou para fora.
O placar só não saiu do zero na primeira etapa por conta do arqueiro alvirrubro, que além de salvar um finalização com desvio do lateral-direito William, realizou um verdadeiro milagre para evitar um gol certo de Wesley, que finalizou já na pequena área. O Timbu até ensaiou algumas chegadas nos momentos finais do primeiro tempo, mas apesar dos contragolpes puxados por Kayon e Paul Villero, seguiu sem criar chances reais de balançar as redes.
Mesmo sem mudanças na volta do intervalo, o Náutico conseguiu não ser pressionado pelo Cruzeiro nos primeiro momentos da segunda etapa. A primeira grande chance foi aos 15 minutos, quando a bola sobrou livre para Gilberto na grande área, mas o atacante chutou fraco e a defesa alvirrubra conseguiu salvar. Com o passar dos minutos e após substituições realizadas por Dado Cavalcanti, o Timbu conseguiu equilibrar o jogo.
Rafael Cabral, goleiro do Cruzeiro, teve que trabalhar bastante nos momentos finais, salvando uma finalização de Gabriel Santiago, que quase marcou um golaço de bicicleta pouco tempo depois. Júlio, outro que entrou na segunda etapa, também deu outra cara ao ataque pernambucano. E as mudanças se provaram decisivas, quando já aos 42 minutos, Gabriel Santiago marcou de cabeça após cruzamento de Alisson Santos e garantiu a importante vitória do Timbu.
Ficha da partida:
NÁUTICO 1
Vágner; Victor Ferraz (Diego Ferreira, Paulo Miranda, Denilson e Diego Matos; Jean Mangabeira (Juan Gauto), Souza e Matheus Carvalho (Gabriel Santiago); Kayon (Alisson Santos), Jael (Júlio) e Paul Villero. Técnico: Dado Cavalcanti
CRUZEIRO 0
Rafael Cabral; William (Igor Formiga), Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Ramiro (Walisson), Richard (Machado) e Mateus Vital; Wesley (Rafael Bilu), Bruno Rodrigues (Stênio) e Gilberto. Técnico: Pepa
Local: Estádio dos Aflitos, no Recife
Horário: 19h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Renan Aguiar da Costa (CE)
Árbitro de Vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP) Gol: Gabriel Santiago (N)
Cartões amarelos: Jean Mangabeira e Denilson (N) e Bruno Rodrigues, Mateus Vital e Gilberto (C)