Esportes DP

NAUTICO

Fisiologista do Náutico revela trabalho intenso e expectativa para chegada de Leandro Barcia

De acordo com Bruno Simões, a expectativa é que os atletas apresentem boas condições física para estreia diante do Salgueiro, no Pernambucano

postado em 28/12/2023 10:20 / atualizado em 28/12/2023 15:51

<i>(Foto: Gabriel França / CNC)</i>
Do primeiro dia de pré-temporada do Náutico, em 11 de dezembro, até a estreia em 2024, em 14 de janeiro, serão 34 dias. Período de preparação, aliás, que pode ser considerado positivo para os padrões do futebol brasileiro. Desta forma, com esta margem para treinamento, o departamento de fisiologia acredita que o Timbu deve superar o 'principal desafio' para o início do próximo ano, que é ter o elenco em forma para enfrentar o Salgueiro, nos Aflitos, no primeiro jogo do Pernambucano.

“Estamos finalizando a segunda semana de pré-temporada, teve interrupção do Natal, mas totalizando a gente fez 19 sessões de treinos.Teve dias que tiveram duas sessões, manhã e tarde, dois turnos. A pré-temporada está sendo planejada para chegar no dia 14, para deixar todos os atletas em condições de jogar com maior tempo possível”, disse o fisiologista.
 
Segundo Bruno Simões, fisiologista do clube, o tempo serve para o clube trabalhar individualmente as cargas de exercício para cada jogador, uma vez que a reapresentação após férias apresenta desníveis físicos de um atleta para o outro.
 
“Fizemos uma avaliação, uma triagem e alguns atletas estavam um pouco abaixo. Então, a gente observou uns atletas um pouco mais abaixo, tendo um pouco mais de cuidado com esses atletas. Eles foram integrados ao grupo agora essa semana. Digamos que 90% dos atletas estão com um grande grupo e apenas um percentual mínimo está fazendo um trabalho a parte ainda”, explicou.
 
SITUAÇÃO DE LEANDRO BARCIA
Na lista de contratados para a pré-temporada, apenas um atleta ainda não se reapresentou, trata-se do atacante uruguaio Leandro Barcia, que aguarda encerramento do vínculo com o Defensor Sporting. A expectativa é que na próxima semana, o atleta desembarque na capital pernambucana. O fisiologista acredita que o atacante chegará em boa forma física e logo será reintegrado ao elenco.
 
“O atleta Leandro Bacia a gente vai entender como é a questão do Leandro em relação às valências físicas para programar a semana dele. Para depois entregar ao grupo para ele estar treinando com o restante do elenco. Porém, a gente ainda vai entender como é que o Leandro está chegando, porque ele está jogando, está performando, está treinando. Então, suponho que vai ser um tempo menor de preparação. Não vai precisar de uma pré-temporada completa, porque ele está em atividade. Então, ele tem um lastro da pré-temporada, já fez 22 jogos neste ano”, destacou.
 
TREINO EM SEPARADO
Além de Barcia que terá tratamento especial, a fisiologia alvirrubra revelou ter um cuidado maior com o atacante Julio Cesar, último reforço anunciado, e que teve pouca minutagem em 2023.“O Júlio César irá passar mais uma semana conosco, porque a gente entende que esse atleta não teve uma boa minutagem em 2023. Teve alguma intercorrência no que respeito a questão de lesão, a gente precisa deixar esse atleta realmente com as capacidades importantes lapidadas, para que quando ele for entregue ao grupo, ele consiga performar sem nenhuma intercorrência. Então, esse é o único atleta que a gente não integrou basicamente ao grande grupo”, detalhou.

Tags: separado treino cesar julio barcia leandro especial tratamento expectativa pre-temporada intenso trabalho fisiologia nautico